Terceira Edição da Eco Remada chega com novidades

O que antes parecia inimaginável, um grupo de pessoas descendo o Rio Pomba de caiaque saindo da Ponte Metálica chega à sua terceira edição, cheia de fôlego e com novidades. A Eco Remada III – Sem Fronteiras, um manifesto dos amantes do caiaquismo em defesa da proteção ambiental, é organizada pelos amigos Leonardo Amaral, Felipe Carvalho, Fred Faria, Ilkson Kenedy e Thiago Nunes com o apoio da Prefeitura de Cataguases, por meio da Secretaria de Esportes, do Clube do Remo, e patrocínio de empresas privadas.

Neste ano o percurso tradicional da Eco Remada está incluída no calendário de comemoração do aniversário da cidade, no dia 7 de setembro e antecede o Desfile Cívico, com os horários das programações ainda a serem divulgados pela Prefeitura. A “Travessia”, percurso desafiador de 23 quilômetros pelo Rio Pomba com largada da Ponte Metálica e chegada no distrito de Aracati de Minas, onde os caiaquistas serão recepcionados com música ao vivo e produtos comercializados pelas Mulheres Rurais.

Outras duas programações inéditas são lançadas pela Eco Remada na edição deste ano. No dia 20 deste mês acontece o passeio ecológico de seis quilômetros no leito do Rio Novo, passando pelos municípios de Itamarati de Minas e Cataguases. No dia 1º de outubro acontece a remada de conscientização socioambiental, no Rio Pomba, com participação de pessoas com deficiência em um percurso ainda a ser definido pela organização.

Leonardo Amaral convoca tanto os aventureiros da canoagem como a população geral a participar da Eco Remada. “A equipe da organização prepara uma grande festa para levar a nossa mensagem de preservação da natureza, como fazemos todos os anos. Nesse sentido, os organizadores convocam tanto os aventureiros da canoagem como a população geral a participar da Eco Remada. Preparamos uma grande festa para levar a nossa mensagem de preservação da natureza, como fazemos todos os anos. Aquele que estiver preparado para o percurso e quiser fazer o trajeto com caiaque ou embarcações de pequeno porte pode entrar em contato pelo WhatsApp 32 98854-5100. Se não quiser se aventurar na água, não tem problema. Basta chegar em uma das pontes do trajeto ou participar da alegria da chegada em Aracati, que está tudo certo. O que vale é apoiar o nosso manifesto pela natureza e pelas águas”, afirmou.

As pré-inscrições dos participantes devem ser feitas pelo link <https://forms.gle/CJquGxxJxTzeJ4Xa8>. A Pré-inscrição tem como finalidade em compor dados para o desenvolvimento de uma melhor infraestrutura para os participantes, bem como o direcionamento para a inscrição definitiva e cadastro para o recebimento de informações detalhadas dos eventos organizados pelo grupo. A pré-inscrição não garante a vaga nos eventos ou o direito ao KIT Eco Remada III. Para assistir ao evento não é necessário o pagamento de taxa. Basta comparecer a um dos pontos do trajeto conforme o horário e manifestar o incentivo aos participantes.
Pelo link, o interessado pode pagar o valor de R$80 e adquirir o passaporte Eco Remada Sem Fronteiras, que dá direito à participação dos três eventos mais o Super Kit do evento. A efetivação do pagamento ocorre por meio do grupo de WhatsApp, link de acesso gerado ao final da inscrição e a validação ocorre sob a gestão da organização dos eventos. O pagamento garante a participação no evento, que tem o uso do colete salva vidas como item obrigatório.

O secretário de Esportes, Daniel Café, parabenizou a iniciativa. “Parabenizo os organizadores pela iniciativa do incentivo a prática esportiva e a bela mensagem que carregam pela terceira vez. É um evento que ganhou a cidade por ser algo diferente e bonito. Quem não acha lindo ver no centro da cidade aquelas belas imagens dos barcos saindo com a fumaça subindo? É um espetáculo que já está inserido na programação da cidade e agora temos a data no calendário do aniversário de Cataguases, que está cheio de atrações. Convido nossa população a participar da canoagem com segurança, o que inclui o uso do colete, e a assitir de perto o evento”, disse.