Praça do Menezes vai ser revitalizada com estilo arquitetônico modernista

A popular “Pracinha do Menezes” vai ficar de cara nova! No próximo dia 1º, terça-feira, acontece na sede da prefeitura, a partir das 9 horas, a abertura do processo licitatório que vai definir a contratação da empresa responsável pela execução do projeto de revitalização da Praça Jacy de Abreu Lopes, do bairro Menezes. Na foto que ilustra essa matéria, uma das fotos de referência mostrada no projeto: conjunto de bancos metálicos, acompanhando o formato do canteiro aparente.

O projeto desenvolvido e doado ao município pela arquiteta e urbanista Beatriz Sacchetto, tem o propósito de fazer da praça muito mais que um renovado ambiente de convivência. O desafio é inserir a praça no contexto cultural arquitetônico da cidade, oferecendo mais um legado estético ao movimento modernista de Cataguases.

Inaugurada em setembro de 1994, a Praça Jacy de Abreu Lopes encontra-se em situação precária, com aspecto danificado e ar de abandono. A sua revitalização, de acordo com o memorial descritivo da obra, prevê o uso de materiais característicos do estilo arquitetônico modernista, como o concreto, aço, vidro, pedras portuguesas e pastilhas.

A praça ficará mais integrada à população, tendo novas calçadas com guias, área de circulação valorizada pelo paisagismo, playground e academia com equipamentos de ginástica. O projeto prevê ainda a instalação de bicicletário, ponto de táxi, postes de iluminação alimentados por energia solar e ponto de wi fi, além de ampla reforma e ampliação na quadra de esportes com arquibancadas.

A obra será executada com recursos obtidos por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Fernando Pacheco. A expectativa é de que a revitalização da Praça do Menezes possa lançar um novo ponto turístico para a região, sendo um dos cartões postais da cidade, por seu conceito arquitetônico e paisagístico. Além de tudo, esse ousado projeto se propõe como parte de um processo de reconstrução espacial e de mudanças comportamentais, para que a população faça da cidade um melhor lugar para se viver.