Prefeitura Municipal de Cataguases

Orgulho! Equipes de Cataguases são campeãs da Copa Integração Fase Sede nas categorias masculina e feminina

Texto: Bernardo Chaia.

Quem esteve no Ginásio Poliesportivo Municipal Max Baer Lopes na noite de ontem dia 22, presenciou um belo espetáculo dentro de quadra, nas arquibancadas, viveu grandes emoções e viu a história ser escrita no esporte. As equipes representantes do município na Copa Integração foram campeãs da Fase Sede tanto na categoria masculina como na feminina. As outras cidades que receberam essa etapa foram Chácara, Santos Dumont, Visconde do Rio Branco, Cataguases e São João Del Rei. As campeãs da Fase Sede e as três melhores segundas colocadas dos grupos disputam a fase final, que acontece em Juiz de Fora entre o próximo sábado, dia 27 e 4 de maio.

A equipe masculina inspirou no torcedor cataguasense grandes emoções no confronto com Miraí, desde o sofrimento, passando pela angústia até o êxtase da vitória. Dentro das quatro linhas a partida foi marcada pelo equilíbrio, com ótimas oportunidades criadas pelas duas equipes e um excelente trabalho dos goleiros dos dois times. A equipe visitante abriu o placar com o camisa 10, o fixo Breno, em um belo chute do meio da quadra. Em seguida, Cataguases empatou. Após assistência de cabeça do ala-esquerda Leanderson, o pivô Chocolate balançou as redes.

A representação da Princesinha da Zona da Mata buscou fazer o segundo gol. Em uma das oportunidades o goleiro Serginho avançou até o meio da quadra, arriscou o chute, mas bloqueado pelo pivô de Miraí, Denim, que aproveitou o contra-ataque deu o passe para outro pivô, Kauã. O jogador recebeu a bola e com o gol aberto, deixou Miraí em vantagem novamente. Após conquistar a vantagem parcial, a equipe da cidade vizinha viu Denim ser expulso por fazer falta em Chocolate e levar o segundo cartão amarelo. No futsal, diferente do futebol, a expulsão pune o time de fora com dois minutos com um jogador a menos ou até sofrer um gol, quando pode entrar um novo atleta. Cataguases trocou passes, mas não conseguiu infiltrar na defesa adversária.

Após a igualdade no número de atletas em quadra, foi uma mistura de emoções para ambas as torcidas. Tanto Cataguases como Miraí criaram oportunidades. Em uma delas, de falta, o pivô da equipe mandante, Davi, chegou a acertar a trave esquerda do time visitante, mas a bola insistia em não entrar. Até que, quis o destino, faltando 40 segundos para a partida ser encerrada, empurrado pela torcida que entonava músicas de apoio acompanhada pela bateria vibrante, o mesmo Davi acertou um belo chute da quadra esquerda de ataque, empatou a partida e levou a decisão para os pênaltis.

No esporte, assim como na vida, tudo pode mudar em segundos ou minutos e o goleiro camisa 12 de Cataguases, Serginho, que tantas vezes ajudou sua equipe defensivamente e ofensivamente, mas viu seu chute ser interceptado no lance que ocasionou o gol da vitória parcial do adversário, reencontrou o autor do gol naquele lance novamente na última cobrança de pênalti. Dessa vez o goleiro de Cataguases levou a melhor, saltou no canto esquerdo para defender o chute de Kauã, levar a torcida ao êxtase e explodir o Ginásio Poliesportivo Municipal aos gritos de, “é campeão”, em celebração à conquista da equipe anfitriã. Cataguases converteu todas as suas cobranças e, além do pênalti defendido por Serginho, o goleiro de Miraí, Maagá, desperdiçou sua cobrança ao chutar pra fora.

Um dos grandes personagens da conquista, o goleiro Serginho, escolhido pela organização como melhor na posição durante a competição, comentou a conquista do grupo. “Nós enfrentamos uma equipe qualificada na final, com jogadores muito rápidos. O time deles tem todo o mérito por ter chagado na final. Não é fácil enfrentar uma equipe como a que estamos tendo, com a conquista da Fase Sede da Copa Integração e o Regional da Liga de Cataguases, ambas de futsal. Fui infeliz no lance que ocasionou o segundo gol da equipe visitante, mas felizmente fui coroado com a defesa do último pênalti e é essa determinação que vamos levar para Juiz de Fora”, disse.

Por ser o atual campeão regional, o Zona L, do bairro Leonardo, representa Cataguases na competição. O responsável por levantar a taça foi o capitão e camisa 10 da equipe, Marcus Vinícius, que nasceu e vive a vida toda no bairro, foi o responsável por erguer a taça. O jogador esteve no grupo campeão do Regional de Futsal em 2023. Ele também é atleta de futebol na equipe e foi campeão do Suburbano, competição que reúne times da cidade, em 2022, além do regional na mesma modalidade no último ano. O Zona L foi criado em 2019 e em cinco anos de história acumula conquistas no futebol e no futsal, tanto no adulto como nas categorias de base.

Final feminina

Na categoria feminina Cataguases conquistou o título com tranquilidade ao vencer Descoberto por 4 a 0 sem dar chances às adversárias. Quando vencia por 1 a 0, a equipe da casa viu a pivô Maria Elisa ser expulsa. Mesmo com uma jogadora a menos em quadra, a equipe anfitriã conseguiu fazer o segundo gol, o que ajudou a dar mais segurança a equipe após a superação em um momento de dificuldade.

Uma das artilheiras da competição, a ala-direita Juliana, foi autora dos três primeiros gols da partida. Sempre que acionada, a goleira de Cataguases, Crislaine, mostrou segurança. Durante a cerimônia de premiação, ela foi escolhida pela organização como melhor da posição na Fase Sede. A outa ala-direita, Camila, marcou o quarto gol da partida e deu números finais à partida.

Juliana falou sobre a conquista do grupo. “Nosso time lutou com muita força por essa conquista. Foi muito importante para todas nós. Pode parecer fácil, mas nós treinamos e brigamos por isso. Ainda estamos conseguindo nosso espaço do futsal feminino para que hoje jogássemos e mostrássemos que somos capazes. Que venha a fase final em Juiz de Fora! Se Deus quiser, vai dar tudo certo”, disse.

O treinador da equipe, João Batista, também comentou. “O feminino, se comparado com o masculino, tem muito menos apoio. Então, nós temos que lutar e sempre estar ganhando para mostrarmos que também somos capazes e conseguirmos apoio. O futsal feminino tem momentos em que é mais atrativo que o futsal, porque raramente tem briga ou confusão. Então as pessoas precisam olhar mais para o feminino, porque você vê lances tão bonitos quanto no masculino. Agora nós vamos levar para Juiz de Fora a mesma vontade e tentar buscar o título, mesmo sabendo que o nível competitivo vai ser alto”, comentou.

A definição da tabela com os confrontos da fase final acontece amanhã, dia 24, às 11h30, no Congresso Técnico realizado na TV Integração, em Juiz de Fora. Pela segunda vez consecutiva Cataguases é sede da primeira fase. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes, apoia o torneio.

Deixe uma resposta

Rolar para cima