Blitz educativa, catraca eletrônica, acessibilidade e palestras marcaram a Semana do Trânsito em Cataguases

Aconteceu na manhã do último sábado, dia 24, uma mobilização na Praça Chácara Dona Catarina pela Semana Nacional do Trânsito, comemorada entre os dias 18 a 25 de setembro. O evento contou com o apoio do Lions Club, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, do Grupo Acessibilidade Já, das empresas de transporte coletivo TCL e Sereno Tur e do Centro de Formação de Condutores Fórmula 1.
O ponto alto do evento foi uma blitz educativa com distribuição de mensagens aos condutores de veículos chamando a atenção para a conscientização para um trânsito com responsabilidade e segurança para todos. “No trânsito, ainda que cuidemos da fiscalização e da adoção de uma série de regras e normas válidas para motoristas e pedestres, a conscientização por meio da educação é fundamental para promover o respeito e a cordialidade entre as pessoas e prevenir ou evitar acidentes”, comenta o coordenador da Catrans, Fabrício Zulato.
Catraca eletrônica e acessibilidade nos ônibus
Ainda no evento, o público teve a oportunidade de conhecer as catracas eletrônicas que já estão sendo instaladas nos ônibus e que serão utilizadas a partir do ano que vem. Até lá, a Catrans vai cuidar do cadastramento dos usuários que vão receber um cartão magnético recarregável contendo os créditos adquiridos pelo passageiro. Desta forma, bastará ao usuário encostar o cartão junto ao dispositivo da catrata e aguardar a liberalização para atravessar a roleta.
Conforme também explicou Fabrício Zulato, a instalação das catracas eletrônicas cumpre uma das norma que deverão constar no próximo edital de licitação, para a renovação ou a liberalização de novas concessões para empresas de transporte coletivo operarem em Cataguases. Outra vantagem do dispositivo eletrônico instalado pela empresa Transdata, será permitir um monitoramento preciso, por parte da Catrans, da real demanda de passageiros para cada horário e linha de ônibus em operação. “Isso vai criar condições até mesmo para eventualmente remanejarmos algum horário de linha, a fim de tornar o sistema bem mais eficiente”, prevê Fabrício.
A Catrans, as empresas de transporte e integrantes do grupo Acessibilidade Já também participaram de uma demonstração do uso das plataformas elevatórias destinadas a cadeirantes ou pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Em Cataguases, todos os veículos de transporte coletivo de passageiros possuem adaptações com esse meio de embarque, conforme determina a legislação em vigor.
Palestras nas escolas
A Semana Nacional do Trânsito foi marcada também pela preocupação em conscientizar desde já crianças e adolescentes, que são as futuras gerações de condutores de veículos para a responsabilidade no trânsito. Neste sentido, a Polícia Militar de Minas Gerais, representada pelo Cabo Everton Mariano Nascimento, promoveu palestras nas escolas municipais Enedina Prata, no bairro Paraíso, e Carmelita Guimarães, na Vila Reis, e nas escolas estaduais Marieta Soares Teixeira, bairro Menezes, e Guido Marlière, na Vila Reis.