Vinícius Franzoni é o novo secretário de Saúde e Ricardo Mattos assume cargo de assessor de Assuntos Especiais Gerais

Na tarde de segunda-feira, dia 4, o prefeito José Henriques reuniu a imprensa e equipe de governo no salão nobre do Paço Municipal, para confirmar a transferência de seu então secretário de Saúde, Ricardo Mattos, para o cargo de assessor de assuntos especiais. Após um ano e três meses à frente daquela pasta, onde superou o período mais crítico da pandemia e conduziu com sucesso a campanha de vacinação contra a Covid-19 no município, Ricardo passa agora a se dedicar aos assuntos relacionados à Copasa, junto à Comissão criada pelo chefe do Poder Executivo especialmente para a causa.

O novo secretário municipal de Saúde é o leopoldinense Vinicius Franzoni, notoriamente já conhecido pela população de Cataguases, especialmente pelas informações que transmitia, em lives semanais, sobre a pandemia e a campanha de vacinação contra a Covid-19 no município. Desde o janeiro do ano passado Vinicius já integrava a equipe da Secretaria Municipal de Saúde na diretoria administrativa, sendo considerado “braço direito”, do então secretário Ricardo Mattos.

Em seu pronunciamento, Vinícius agradeceu a confiança do prefeito José Henriques e disse que a partir de agora, “com a situação da Covid-19 controlada, os projetos para a saúde do município vão sair do papel”. Ele também agradeceu ao seu antecessor Ricardo Mattos, pela “dedicação em um trabalho tão justo e honesto à frente da Saúde, durante a maior crise sanitária que o SUS já enfrentou”. Ele reiterou os méritos da vacinação, citando as significativas reduções de taxas de mortalidade e de internação por Covid-19, e o início, nesta semana, da vacinação anticovid já em sua quarta dose.

Vinicius reconheceu ainda que a rede de saúde pública é marcada por muitos empecilhos, mas ressaltou que “nada será fator impeditivo para a incessante busca por um serviço de qualidade”. O novo secretário também agradeceu a todos que, segundo ele, “fazem a saúde acontecer”, se referindo aos profissionais da Saúde do município, na certeza de contar com o apoio de todos para que a população tenha pleno acesso aos serviços de saúde.

Ricardo Mattos também agradeceu o apoio recebido de todos os profissionais da Saúde da prefeitura, destacando a qualidade dos servidores daquela Secretaria. Mesmo diante das muitas dificuldades, “temos profissionais que se dedicam ao extremo e dão o sangue pelo que fazem”, disse ele. Ricardo disse ainda que, a partir de agora, com a redução dos casos de Covid-19, novidades e melhorias serão implementadas, entre elas o andamento de projetos de reforma dos postos de saúde.

O prefeito José Henriques também destacou a atuação de Ricardo Mattos na Saúde. “Cataguases sempre esteve à frente das médias nacional e estadual no ritmo de vacinação contra a Covid-19 e mantivemos a UTI Covid funcionando por mais trinta dias com recursos próprios, graças aos méritos do Ricardo”. Ao mesmo tempo, o prefeito frisou que Vinícius Franzoni sempre esteve ao lado do Ricardo e acumula toda uma experiência e capacidade técnica que o faz conhecedor das engrenagens do sistema de Saúde, “por isso ficamos confortáveis com essas mudanças, na certeza de que a população só tem a ganhar”, emendou.

José Henriques explicou ainda que Cataguases precisa agora contar com a experiência administrativa de Ricardo Mattos para priorizar as demandas crescentes com o caso Copasa. Vale ressaltar que essa questão ganhou novos contornos, especialmente com aquela empresa colocando todo o tipo de dificuldade para que o município tenha acesso a informações sobre o sistema de abastecimento de água e tratamento de esgoto no município. “Neste sentido, Ricardo terá uma atuação mais ampla na Administração Municipal, contribuindo também com as demandas de outras secretarias, tendo em vista a sua vasta experiência de gestão”, concluiu o prefeito.

Perfil – Vinícius Franzoni

Vinícius Franzoni Barbosa Ferreira é natural de Leopoldina. Filho de Sandra Carla Franzoni Barbosa Ferreira e José Irineu Ferreira Filho, tem 30 anos de idade, dos quais 12 dedicados ao SUS. Iniciou sua trajetória aos 18 anos de idade, quando foi nomeado por concurso público para atuar junto à Secretaria de Saúde de Leopoldina, onde chegou a assumir o Setor de Compras daquele órgão. Graduado em Direito pela Doctum, possui pós-graduações na Universidade Cândido Mendes em Saúde Coletiva e Auditoria em Saúde. Ao final de 2020, foi convidado pelo então prefeito eleito José Henriques para assumir a Diretoria Administrativa da Secretaria de Saúde de Cataguases, desafio aceito logo em janeiro do ano seguinte. Desde então, sempre ao lado do então secretário Ricardo Mattos, Vinícius Franzoni manteve a população de Cataguases permanentemente informada, por meio de lives semanais transmitidas pelas plataformas digitais da prefeitura, sobre a situação da pandemia da Covid-19, bem como o ritmo da campanha de vacinação no município.