Sete de Setembro foi marcado pelo retorno da tradicional Corrida da Independência

A manhã do feriado de Sete de Setembro foi animada em Cataguases pelo retorno da Corrida Rústica da Independência, uma das mais tradicionais corridas de rua da região, desta vez em sua 40ª edição. O evento reuniu atletas de várias cidades mineiras e do Estado do Rio, e foi prestigiada pela participação da medalhista do Pan-Americano de 1999, a master Viviany Anderson de Oliveira, 53 anos de idade, que garantiu pódio no quinto lugar geral feminino.

Além do mérito de Viviany Anderson por toda a sua história de conquistas no atletismo, a categoria feminina também merece destaque pela atuação surpreendente de Samira Santana de Souza, apenas 12 anos, natural do município de Guarani, ao cruzar a linha de chegada no primeiro lugar geral feminino, com o tempo de 23 minutos e 53 segundos.  A vice-campeã foi  a leopoldinense Erika Tieme Anabuki, seguida por Rosiane de Paula Lopes, de Muriaé, e o quarto lugar foi para a cataguasense Camila do Carmo Lélis.

O campeão geral masculino foi Luan de Oliveira, de Muriaé, com o tempo de 19 minutos e 42 segundos. Em segundo lugar chegou o leopoldinense Fábio Júnio Corvelos Condé, acompanhado por João Lucas Silva Dornellas, de Guarani. O quarto lugar foi para Leandro de Paula, do município de Descoberto, enquanto Reginaldo Silva Lemos garantiu Cataguases no pódio com a quinta colocação.

O percurso compreendeu seis quilômetros num bate-volta até a entrada da Estação Ecológica Água Limpa (Horto Florestal), com saída e chegada na Avenida Humberto Mauro, em frente ao Lions Club de Cataguases, entidade que ofereceu todo o suporte aos organizadores do evento. A competição foi realizada pela prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes, e Acorca – Associação de Corredores de Rua de Cataguases.  A prova contou com monitoramento por meio de chips eletrônicos.

Além de camisas a todos os inscritos e medalhas a todos que completaram o percurso, a 40ª Corrida Rústica da Independência entregou troféus e prêmios em dinheiro para o 1º ao  5º lugares, masculino e feminino. Também receberam troféus os primeiros lugares masculino e feminino de Cataguases, os primeiros colocados de cada faixa etária, e os primeiros lugares, masculino e feminino, para pessoa com deficiência.  Também receberam medalhas os segundos e terceiros de cada categoria por idades e para ambos os sexos.

O presidente da Acorca, João Batista Ferreira de Souza, agradeceu o apoio de todos para o sucesso do evento. “Além do apoio da prefeitura, por meio da equipe da Secretaria de Esportes, pudemos contar patrocinadores e todo o suporte do Lions Club, que cedeu sua cede para os organizadores do evento”, disso João Batista, ressaltando ainda a participação da ex-atleta profissional e professora de educação física Viviany Anderson. “Viviany é uma embaixadora do atletismo e sua presença entre nós é sempre uma forma de incentivo aos atletas”, disse ele.

Para o secretário de Esportes, Daniel Maciel da Silva, o Café, “neste ano de retomada das atividades esportivas para maior público, mais uma vez, Cataguases segue demonstrando a sua capacidade de sediar eventos de porte regional. Ainda segundo ele, a cidade comprova que vai mantendo “o já reconhecido interesse do nosso povo para o desporto, bem como a hospitalidade dos cataguasenses em acolher muito bem atletas de todos os lugares”, concluiu o titular municipal da pasta de Esportes, agradecendo o apoio de sua equipe, do pessoal da Acorca e ao Lions Club de Cataguases.