Secretarias de Desenvolvimento Social e Serviços Urbanos intensificam seus trabalhos no período de enchente

Desde a madrugada do último sábado, dia 12, para domingo, 13, quando o Ribeirão Meia Pataca transbordou, a Secretaria de Desenvolvimento Social intensificou seus atendimentos à população com a instalação de abrigos provisórios, garantindo aos atingidos água, alimentação e local para dormir, arrecadação e distribuição de donativos e cadastro para a concessão de benefícios. Os primeiros alagamentos aconteceram na comunidade rural de Sereninho e no distrito de Sereno, ocasionados por uma forte chuva que fez com que o nível do ribeirão subisse rapidamente após uma tromba d’água. Ao longo da semana, os serviços foram ampliados por conta do aumento do número de atendimentos após a enchente do Rio Pomba ontem, dia 15.

Conforme dados da última terça-feira, dia 15, data do último relatório contabilizado, a cidade teve 240 Famílias e 651 Pessoas atingidas pelas enchentes. A Prefeitura acolheu 79 vítimas das enchentes em seus abrigos provisórios instalados em escolas municipais. Dessas, 16 ficaram na Manoel Dutra de Siqueira, no bairro São Diniz, 16 na Flávia Dutra, na Vila Tereza, 30 na Turminha da Mônica, no Pouso Alegre, e 17 no Albergue.

O bairro com pessoas mais atingidas no município foi o Pampulha com 216, seguido pelo Pouso Alegre, 164, São Diniz, 107, a comunidade rural de Sereninho, 68, o distrito do Glória, 13, e Sereno, 4. Um óbito foi registrado na madrugada de sábado para domingo, quando uma mulher tentou atravessar uma ponte no distrito de Joaquim Vieira em seu carro, quando o veículo arrastado pela água. Segundo o Corpo de Bombeiros, a situação encontrada no local indica que ela abandonou o veículo e teria seguido a pé, mas foi vencida pela correnteza.

A secretária de Desenvolvimento Social, Carol Damasceno, comentou o trabalho emergencial da sua pasta. “Nós iniciamos nosso trabalho logo que a enchente começou, na comunidade rural de Sereninho. Então, nós mobilizamos a equipe para atender as demandas socioassistenciais, principalmente recebendo e encaminhando água, alimento, materiais de limpeza, colchões e móveis. Esses itens continuam sendo recolhidos pela Secretaria dos Conselhos, localizada na rua Major Vieira, 212, Galeria Salgado – Centro, porque essas pessoas ainda não retornaram para as suas casas e nós não sabemos qual cenário elas encontrarão quando regressarem”, afirmou.

A Secretaria de Serviços Urbanos da Prefeitura de Cataguases vem também se desdobrando para atender a diversas demandas. As principais têm sido as desobstruções de estradas rurais e de vias urbanas atingidas por deslizamentos de encostas, como aconteceram nos bairros Marote, São Sebastião e na Avenida Antônio Justino, importante trecho viário que interliga diversas regiões da cidade. Noutra frente, tão logo as águas baixas, as equipes se desdobram na limpeza e remoção dos entulhos das ruas dos bairros localizados nas áreas ribeirinhas atingidas pelas inundações do último final de semana.

Nos últimos dias, os constantes temporais que atingem as cabeceiras do ribeirão Meia Pataca, também vem castigando a zona rural do município. Os distritos de Sereno, Aracati, Glória e Cataguarino foram bastante atingidos, seja por inundações, seja pela obstrução ou mesmo rompimento de estradas e de pontes, deixando alguns povoados, como Santa Maria, Serra da Neblina e Joaquim Vieira, praticamente isolados. Em Cataguases, a Secretaria de Serviços Urbanos vem trabalhando em conjunto com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros também nos trabalhos de vistoria para identificar possíveis áreas de risco.

O prefeito José Henriques viajou hoje para Belo Horizonte, onde terá uma reunião com o vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant, para conversar sobre as enchentes que atingiram Cataguases e buscar recursos emergenciais. O encontro foi marcado pelo deputado estadual, Fernando Pacheco.