Secretaria de Esportes marca reunião de planejamento para o Suburbano 2023

A Prefeitura de Cataguases divulgou em seus canais oficiais na última semana a Reunião Técnica do Suburbano 2023, agendada para o próximo dia 23, segunda-feira, às 19 horas. Alguns dos objetivos da pasta são definições importantes da competição como fórmula de disputa, premiação e equipes participantes para iniciar o planejamento do torneio. Somente os dirigentes das oito equipes participantes do Suburbano 2022 foram convidados a participar desta primeira reunião. Segundo a Secretaria de Esportes, a prioridade de inscrição para a edição de 2023 é das equipes que participaram da última: Ajax, Boca Junior, Desportivo, Manga Rosa, São José, São Vicente, Taquara Preta e Zona L. A inclusão de novas equipes depende da avaliação do orçamento público municipal de 2023 ou da desistência de algum time com vaga prioritária. Caso seja aprovada pela Prefeitura a inclusão de mais equipes, uma nova reunião vai ser agendada com os interessados.

O secretário de Esportes, Daniel Café, explicou a indefinição inicial do número de times no torneio. “Nós gostaríamos que o maior número de equipes participasse, pois assim teríamos um maior envolvimento da cidade, mas temos a dependência e a limitação de recursos. Neste momento, o que posso garantir é que a gestão vai fazer o possível para acolher todas as inscrições e ampliar a festa na nossa cidade. A última edição foi um sucesso e a nossa projeção é que a edição deste ano seja mais grandiosa. Temos ciência de que houve erros na última edição, que não foram causados pela Prefeitura, e nós queremos trabalhar neles para corrigi-los e oferecer um espetáculo ainda maior à população de Cataguases, porque ela merece”, afirmou.

Café concluiu fazendo a afirmação de que já há uma grande procura na Prefeitura para a disputa do Suburbano. “Atualmente, nós trabalhamos com a hipótese das oito equipes que participaram da última edição. Caso haja desistência, nós já temos várias equipes interessadas de diversas regiões da cidade. A equipe interessada em participar, nós faremos o possível para acolher. Aquelas que não tiverem a intenção, infelizmente vão ficar de fora dessa grande festa do esporte de Cataguases. Neste primeiro momento, inclusive, uma das preocupações da Prefeitura é elevar a eficiência do investimento público no Suburbano, que recebe muitos recursos”, completou.

O atual campeão do Suburbano é o São Vicente, que se sagrou bicampeão da competição após superar o Zona L por 2 a 1 no placar agregado. A finalíssima, disputada no Estadio Rodrigo Lanna, Campo do Flamenguinho ficou marcada pelo excelente público e pela transmissão ao vivo feita pela Prefeitura, em parceria com a LP Produções, com o sinal propagado também pela Rádio Brilho, que afirmou ter tido boa audiência. Pelo Youtube, foram 5.300 visualizações, com pio simultâneo de 986 usuários. No Facebook, foram 3.948 contas que assistiram a grande final.

Texto e foto: Bernardo Chaia