Quadras municipais recebem obras de melhorias

A Prefeitura de Cataguases faz neste ano diversas reformas nas quadras municipais. As mais recentes foram iniciadas em maio e são as pertencentes às praças dos bairros Sol Nascente, já finalizada, Sebastião Adolfo, em fase de conclusão, e Paraíso, com previsão de entrega até setembro. Esses projetos são viabilizados devido ao empenho da Administração Municipal na recuperação de recursos federais, destinados em 2014, do então Programa Especial Cidadania e Desenvolvimento do Ministério dos Esportes.

Antes e depois da quadra do bairro Sol Nascente.

Os recursos referentes a essas três quadras são liberados por meio de convênio com a Caixa Econômica Federal. Ao todo, são investidos o valor de R$462 mil. O projeto executado pela construtora Alves e Freitas, de Divinésia-MG, licitada e contratada pela prefeitura, prevê ainda, além da estrutura e cobertura metálica, a instalação de alambrados e a reforma e pintura dos pisos das quadras. Melhoria dos ambientes de convivência nos bairros, com mais esportes e lazer para a população.

Uma obra mais complexa é realizada na quadra poliesportiva da Praça de Esportes Moacir Barbosa. Em janeiro do último ano um temporal com forte ventania caiu sobre a cidade e derrubou a cobertura do espaço. São investidos R$523 mil destinados pelo Governo Federal, por meio da Defesa Civil Nacional, na recuperação do local, que está sendo praticamente refeito. Os trabalhos tiveram início em janeiro deste ano e têm previsão de serem concluídas até o fim do próximo mês pela empresa ASX Construção Eireli, de Cataguases. Estão sendo fitas uma nova cobertura, reforma do telhado e pintura.

Outra quadra que recebeu reforma foi a da Escola Municipal Prefeito José Esteves, que atende 71 alunos no bairro Leonardo, no mês de julho. A ação foi realizada por meio de um mutirão realizado pela pela Prefeitura, por meio das secretarias de Esportes e Educação, em parceria com os vereadores Henrique Thurram e Felipe Ramos. As melhorias incluíram pintura da quadra, das paredes e das traves. Uma parceria nos mesmos moldes também no último mês com o vereador Felipe Ramos e os militares do Exército Brasileiro permitiu a reforma da quadra do Tiro de Guerra.

O Ginásio Poliesportivo Municipal Max Baer Lopes também passou por reforma neste ano, ganhou nova pintura interna, manutenção do telhado, restauração da parte elétrica e substituição das lâmpadas antigas por iluminação em Led em março. O local recebe manutenção frequentemente e recentemente teve as telas substituídas, melhorias nas escadas de acesso aos vestiários, que também recebem substituição das portas.

O secretário de Esportes, Daniel Café, comentou as obras de recuperação realizadas em várias regiões da cidade. “É o que eu digo: tem gente que pensa que esporte é perda de tempo e dinheiro, mas é o seguinte: muitas vezes com o passar do tempo temos problemas de saúde e ao nos consultarmos, o que o médico prescreve? Atividade física. Portanto, investir nos espaços públicos é também minimizar as despesas com saúde e melhorar a qualidade de vida dos adultos e idosos. Quanto às crianças e adolescentes, também é um incentivo para que eles sigam o caminho do bem e tenham acesso ao lazer”, afirmou.