Prefeitura Municipal de Cataguases

Projeto que busca fortalecer a gastronomia e o turismo de experiência na microrregião é iniciado em Cataguases

Texto: Bernardo Chaia

Cataguases começou a receber na tarde de ontem o Prepara Gastronomia. Realizada no Paço Municipal, com a participação de empreendedores e gestores públicos da microrregião, a primeira atividade contou com uma apresentação do projeto feita pelo analista técnico regional do Sebrae Cataguases, Marco Antônio Mendonça, e da gestora da Instância de Governança Regional (IGR) Serras e Cachoeiras, Ana Maria Garcia. A iniciativa é um projeto piloto, já que é a primeira realizada no estado, oferecida através de parceria entre o Sebrae Minas, por meio do Sebrae Cataguases, a IGR Serras e Cachoeiras, da qual a Princesinha da Zona da Mata faz parte, e de 18 prefeituras da microrregião. A iniciativa busca o fomento da gastronomia regional e do turismo de experiência.

Marco Antônio Mendonça avaliou o primeiro encontro. “Eu acredito que foi de extrema importância a validação do Prepara Gastronomia, em que nós vamos atender aproximadamente 40 estabelecimentos entre bares, restaurantes e similares. Nós vimos uma aceitação muito grande do programa e nós só temos a parabenizar os parceiros envolvidos. Agradeço a todos que estiveram presentes no primeiro dia. Acredito que nos próximos cinco meses nós vamos obter excelentes resultados no que diz respeito aos estabelecimentos para que possamos pensar nos festivais gastronômicos de forma regionalizada”, disse.

Com o intuito de fortalecer os negócios locais, dentro do programa do Prepara Gastronomia serão propostas capacitações, oficinas e consultorias. Entre os objetivos da atividade estão o estímulo à inovação, o uso de ferramentas com foco em resultado, o alinhamento com as tendências do mercado de alimentação, o aprimoramento dos atendimentos presenciais e online, consultorias individuais com especialistas no setor e execução ágil. Todos os restaurantes participantes do evento da Prefeitura, Conversa de Botequim, realizado neste ano, foram convidados a participar do Prepara Gastronomia.

A secretária de Cultura e Turismo comentou a iniciativa. “Para a gente é um marco por termos um ciclo de capacitação para os empreendedores e estamos entregando a participação para eles nesta capacitação como premiação. Entendo que a culminância do Prepara Gastronomia vai ser o mais importante, quando teremos um festival de pratos elaborados voltado para Cataguases e região. Isso tudo contribui para a elaboração da nossa cidade como produto e, como consequência, o fortalecimento dos negócios locais”, afirmou.

Ana Maria Garcia também falou sobre o impacto do Prepara Gastronomia. “Eu vejo como uma oportunidade de nós formatarmos esses produtos que já existem na nossa região, mas que não estão preparados para serem comercializados dentro do mercado turístico. Nós temos uma comida de qualidade, mas que as pessoas ainda não têm uma identidade impressa. Então, eu acredito que esse movimento é importante para que as pessoas possam imprimir suas identidades e nós possamos colocar isso como um produto turístico dentro do circuito”, avaliou.

Rolar para cima