Primeira fase do Campeonato Suburbano é encerrada e confrontos das quartas de final são definidos

O futebol respira em Cataguases! Longe das “Arenas com o Padrão FIFA”, cada vez mais elitizadas e gourmetizadas, terminou no último domingo a primeira fase do Campeonato Suburbano 2022. O torneio voltou depois de não ter sido realizado por dois anos devido à pandemia do Novo Coronavírus, com sua última edição tendo acontecido em 2019. Nos estádios, ingressos, cerveja, refrigerante e espetinho são vendidos a preços populares. Nas arquibancadas, uma linda festa das torcidas com cânticos apaixonados, batuque, sinalizadores, papel picado, faixas e bandeiras. Em campo, muita rivalidade e a presença de jogadores experientes como Cassiano, ex-Tupi, e Joãozinho, ex-Galatasaray com quatro disputas de Liga dos Campeões da Europa no currículo, ambos defendem o São Vicente, e Francismar, ex-América-MG, Cruzeiro e Vasco, com a camisa do Manga Rosa.

Aos 33 anos, o atacante Cassiano acumula passagens pelo futebol de Minas Gerais, tendo defendido as camisas de equipes como Villa Nova, Tupynambás, Betim e Nacional de Muriaé, além do Tupi, clube pelo qual foi campeão Brasileiro da Série D em 2011. Ele falou sobre a edição 2022 do Suburbano. “É sempre difícil disputar esta competição, porque os times são muito equilibrados, então a vontade é um diferencial. A primeira fase é para acertar o time. Quando chega no mata-mata, nós temos que ter mais paciência para fazer os gols que a gente vem perdendo. Em 2009, antes de me tornar profissional, foi o último Suburbano que eu disputei, fui artilheiro e a meta é ser o maior goleador novamente. Percebo como diferença desta edição para a última que disputei é que o torneio está mais técnico atualmente e menos brigado em relação ao que era há 13 anos”, afirmou.

Na primeira fase do torneio todas as equipes se classificaram para o mata-mata das quartas de final. Uma boa classificação pode representar vantagem, já que os melhores classificados de uma chave, enfrentam as equipes com piores desempenhos na segunda em partidas de ida e volta. Entretanto, os melhores colocados não terão vantagem como critério de desempate nas quartas de final. Na segunda fase, classificam nos confrontos as equipes que fizerem pelo menos quatro pontos nos dois confrontos, ou seja, conseguirem pelo menos uma vitória e um empate. Em caso de dois empates ou cada time conseguir uma vitória, independente do saldo de gols, a decisão no segundo jogo vai direto para os pênaltis.

O presidente da Liga de Futebol de Cataguases, Paulo Santana, fez um balanço positivo da primeira fase. “Na minha avaliação, o que vimos até agora do torneio foi excelente e, inclusive, superou as expectativas iniciais. Os jogos aconteceram dentro do horário, o que é fundamental, a disciplina dos atletas e das comissões foi perfeita, tivemos um baixo índice de cartões, sem nenhuma expulsão e boa média de público. Fora de campo, as torcidas fizeram um bom papel, apoiando suas equipes em paz. Eu espero que essa tendência se mantenha para a segunda fase também”, afirmou.

O secretário de Esportes, Daniel Café, também fez uma avaliação da primeira fase. “O momento é de muita alegria e comemoração por conta da volta do Suburbano, com os estádios cheios, vimos as famílias presentes e esperamos que na segunda fase consigamos atingir o maior número de torcedores possível para que possamos ajudar as equipes da cidade a se manterem vivas. Observamos também que os times se movimentaram bem no mercado, trazendo jogadores conhecidos e o nível técnico está muito alto para este torneio que é uma referência na cidade e na região. Aproveito para parabenizar a Liga de Futebol de Cataguases pelo retorno com todo esse sucesso”, disse.

As disputas nas quartas de final serão entre Taquara Preta x São José; Zona L x Desportivo; Boca Junior x Manga Rosa; e Ajax x São Vicente. Os confrontos de ida e volta acontecem nos próximos domingos, dia 7 e 14, na parte da manhã no Estádio Rodrigo Lanna, campo do Flamenguinho, e da tarde no Estádio Carlos Peixoto, Campo do Operário, com definição dos horários das partidas a serem confirmadas em reunião do arbitral, que acontece amanhã, dia 2. O valor dos ingressos para a segunda fase será de R$10, vendido nas bilheterias dos estádios. Maiores de 65 anos e crianças com 13 anos ou menos não pagam. O Suburbano 2022 é realizado pela Liga de Futebol de Cataguases, com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes.

Confira abaixo os resultados da última rodada da primeira fase e como ficou a classificação geral.