Prefeitura promove ação de conscientização sobre o abuso e a exploração sexual infantil

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Comissariado da Infância e da Juventude do Fórum de Cataguases, realizou na manhã de hoje uma ação de conscientização sobre o abuso e a exploração sexual infantil. A iniciativa reuniu pessoas ligadas aos setores envolvidos, que fizeram blitz educativa e circularam pelas vias centrais da cidade uniformizados com o objetivo de orientar a população com material informativo sobre o assunto. O local foi escolhido por conta do trânsito de um alto número de pessoas e de diversas regiões da cidade.

A secretária de Desenvolvimento Social, Carol Damasceno explicou a importância das ações. “O abuso normalmente acontece dentro de casa ou em locais fechados. Então, conscientizar a criança sobre essa problemática é mais fácil para que ela possa denunciar. Da mesma maneira acontece quando a população toma conhecimento sobre os meios de denúncia faz com que ela também tome providência quando toma ciência de um ato criminoso, já que essas informações podem chegar, por exemplo, a um vizinho, um parente ou a um conhecido”, afirmou.

Durante a semana, a Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado
em Assistência Social (CREAS), em parceria com o e AdoleSer, também está levando orientação sobre o assunto a sete escolas municipais e aos CRAS Leonardo, Sereno e Justino.

Aquele que quiser denunciar casos de abuso ou exploração sexual e infantil deve entrar em contato no número 100, Disque Direitos Humanos que funciona 24 horas por dia, 190, da Polícia Militar, ou 3421-3133, do CREAS, que também atende no WhatsApp 985073301.