Prefeitura apoia torneio de base sediado em Cataguases; 14 jovens atletas são aprovados por clubes de expressão nacional para avaliação

Texto: Bernardo Chaia.

A ZM Cup de Futebol Infantil foi realizada no CT Vila Leonardo Pampulha, com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes. O evento aconteceu no último fim de semana, no sábado, dia 23, e domingo, dia 24. A competição reuniu 197 atletas de 7 a 12 anos, distribuídos em 18 equipes nas categorias sub8, 10 e 12. Além de Cataguases, com as equipes do bairro Leonardo, Vila Leonardo, nas três categorias, e Coliseu, no sub10 e 12, equipes das cidades de Rodeiro, Coimbra, Muriaé e Ubá. Para a realização do torneio a Prefeitura ofereceu duas bolas novas, um troféu, 40 medalhas e 20 almoços. Ao todo, 27 partidas foram disputadas com muita emoção.

O torneio contou com a presença dos observadores do Internacional de Porto Alegre, Matheus, Queiroz, e do América Mineiro, Marcelo Wagner. Ao todo, 14 atletas foram selecionados para um período de testes nas categorias de base dos clubes, sendo 9 para o Coelho e 5 para o Colorado. Os jogadores aprovados serão comunicados por meio de suas comissões técnicas.

Matheus Queiroz ressaltou que o histórico da formação de atletas da região, como Guilherme Marinato, cataguasense do Lokomotiv de Moscou, da Rússia, que vestiu a camisa da seleção europeia, é um atrativo para o clube em termos de observação. “A região de Minas Gerais tem a tradição de formar atletas de qualidade. Isso faz com que venhamos até aqui observar jogadores com potencial que possam vir a vestir a camisa da equipe para que não percamos nenhum atleta, além de passar um pouco da nossa experiência para os garotos, pais e as comunicações técnicas. A ZM Cup exibiu um bom nível técnico dos jogadores e eu fico satisfeito por estar aqui”.

Na Categoria sub8, o campeão foi o Cruzeiro de Muriaé e o vice Ubá Sports; o goleiro melhor goleiro foi Murillo Pereira, da equipe campeã e o artilheiro Bruno Gabriel, do Vila Leonardo, com seis gols. Na sub10, o campeão foi o Cross Rodeiro e o vice Coliseu; o artilheiro foi Adryan Oliveira, do Coliseu, com 4, e o melhor goleiro Otávio Marques, do Cross Rodeiro. Na categoria sub12 o campeão foi o Cruzeiro de Muriaé e o vice Cross Rodeiro; o artilheiro foi Adryan de Moura, do Cruzeiro de Muriaé, com dois, e o melhor goleiro foi Miguel Arthur, da mesma equipe.

O treinador e líder da equipe Vila Leonardo, Adão Almeida, elogiou a competição e agradeceu o apoio da Prefeitura. “É uma oportunidade que nós não tivemos quando jogávamos, mas felizmente agora as crianças estão tendo. A Prefeitura apoia a nossa equipe, do bairro Leonardo e de outras regiões da cidade. O Poder Executivo Municipal apoia nossa equipe e nós precisamos dessa ajuda para sobreviver no esporte”, afirmou.

O secretário de Esportes da Prefeitura, Daniel Café elogiou a competição e ressaltou o trabalho desenvolvido pela pasta. “Cataguases é a atual segunda cidade do estado de Minas Gerais que mais pontuou no ICMS Esportivo. Com recursos limitados e criatividade nos esforçamos para entregar o melhor serviço à nossa população, com investimentos em várias frentes. Nesta semana teremos a presença do Falcão, melhor jogador de futsal da história, que é entretenimento para a nossa população. Também apoiamos escolinhas, projetos sociais e escolas em diversas modalidades. Fizemos, por exemplo uma parceria inédita com a ADI handebol, que vai disputar o campeonato estadual da modalidade neste ano com o nosso apoio”, disse.

Café conclui, “celebramos em outubro do último ano a conquista do Esporte Clube Vila Reis na categoria Sub-13, disputada em Rochedo de Minas. Eu fui jogador de futebol e sei que o título na base nem sempre é o mais importante. Nos preocupamos muito com a formação dos atletas e com os seus desenvolvimentos social e humano”, concluiu.

O organizador da ZM Cup de Futebol Infantil, da Play Eventos Ubá, Renato Soares, “nós estamos promovendo torneios na região, como já aconteceu em Ubá, e o nosso objetivo é dar oportunidade para os jovens talentos. Nós percebemos uma carência de torneios com observadores de clubes, então buscamos organizá-los para que esses atletas possam ser vistos. Os eventos sem o apoio da Prefeitura são difíceis de serem realizados. Então, eu agradeço a toda a equipe, pois essa participação do Poder Executivo Municipal foi muito importante para poder viabilizar o campeonato.