Polícia Militar lança Pedra Fundamental do novo Quartel em Cataguases

Nesta terça-feira, dia 23, a Polícia Militar promoveu o evento de lançamento da Pedra Fundamental das futuras instalações da corporação em Cataguases. A solenidade aconteceu perto da Praça de Esportes, ao lado da obra da nova sede que está em ritmo acelerado e tem previsão para ser entregue em novembro. Serão 315 metros quadrados de área construída, em terreno cedido pela prefeitura, anexo à Praça de Esportes, onde também funciona o posto Avançado do Corpo de Bombeiros Militar. Serão investidos cerca de R$ 1.176.321,24, conforme informou o comando da Polícia Militar durante a solenidade.

Um processo licitatório realizado no ano passado foi o primeiro passo para a construção da nova sede. O projeto executado com recursos do Governo de Minas foi elaborado pela prefeitura, por meio da Secretaria de Obras, e está em andamento desde janeiro. Enquanto isso, por oferecer riscos à segurança, o imóvel do antigo endereço da Polícia Militar foi interditado e a estrutura da corporação está provisoriamente alojada quartel da Polícia Militar de Meio Ambiente, no Horto Florestal.

Ao ser agraciado como o veterano da Solenidade, o militar da reserva Tenente João de Mendonça Barbosa, fez questão de lembrar que testemunhou de perto “o empenho da família Henriques pela estruturação da Segurança Pública em Cataguases”. O Tenente comandou a Polícia Militar do Meio Ambiente, quando da inauguração de sua sede no município, no primeiro mandato do prefeito Tarcísio Henriques, na década de oitenta. Já nos anos noventa, no comando do Pelotão da Polícia Militar de Cataguases, Tenente Mendonça recordou os esforços do então prefeito Tarcísio Filho, nas primeiras tratativas para a instalação de uma unidade do Corpo de Bombeiros em Cataguases, sonho que se realizou no mandato do agora prefeito José Henriques.

Em seu pronunciamento, o prefeito José Henriques lembrou que quando ainda candidato a se preocupava com uma nova sede para a Polícia Militar no município. “Conversei a respeito com o então Major Willian, à época comandante da nossa Companhia e me comprometi em ajudar a encontrar uma solução, caso eleito. Tão logo assumi tenho trabalhado com os demais comandantes que sucederam ao major Willian e recebido apoio de todos, pois abraçaram a ideia para que pudéssemos construir o imóvel aqui ao lado da Praça de Esportes, o que vai caracterizar este local como uma área integrada de segurança pública”, lembrou ele, já que também se projeta para o local, as futuras instalações do SAMU e da Defesa Civil, tudo isso mantendo ao público as atividades da Praça de Esportes. O prefeito também parabenizou a atuação da Polícia Militar em Cataguases, destacando a redução das estatísticas de crimes e de registros de violência em geral no município.

Evento homenageou militares e civis com entrega de Moeda Comemorativ
a
Além do lançamento da Pedra Fundamental da nova sede da Polícia Militar em Cataguases, o evento foi marcado pela outorga a diversas autoridades ou personalidades militares e civis com a Moeda Comemorativa do 68º Batalhão da Polícia Militar. Contou com a presença, do comandante da Quarta Região da Polícia Militar, Coronel Marco Aurélio Zancanela do Carmo, o Comandante do 68º Batalhão da Polícia Militar em Leopoldina, Tenente Coronel Yoshio Luiz Yamaguchi, o comandante da 146ª Cia. PM de Cataguases, Major Rodrigo da Silva Paro, o prefeito de Cataguases José Henriques, o Delegado de Polícia Civil em Cataguases, Marcelo Silva Manna, o vereador e vice-presidente da Câmara Municipal de Cataguases, Beto do Leonardo, além do militar da reserva, Tenente João de Mendonça Barbosa, dentre outras autoridades.

Na oportunidade, o comandante da quarta Região da Polícia Militar, Coronel Zancanela destacou o trabalho contínuo da Polícia Militar para a manutenção da segurança pública. Ele reiterou que a instituição não é autossuficiente e precisa estar integrada, citando o exemplo das iniciativas desenvolvidas pelo 68º Batalhão de Leopoldina que comanda a 146ª Companhia de Cataguases. “Temos uma metodologia que vem nos tornando mais fortes no combate aos crimes comum e organizado. Tratam-se de ações que envolvem as polícias Militar, Civil, Penal, da Promotoria de Justiça e do Judiciário, com investimento na inteligência e em novos recursos capazes de frustrar ações de criminosos e proteger principalmente a vida das pessoas”, concluiu Coronel Zancanela.