Núcleo de Apoio à Inclusão retorna à sua sede revitalizada

A Secretaria municipal de Educação apresentou na manhã de hoje a sede do Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI) totalmente revitalizada. A unidade fica localizada à rua Valdevindo Manhães, 47 – Centro da cidade – e tem por objetivo o atendimento às dificuldades de natureza didático-pedagógica, ou de acessibilidade, dos alunos matriculados nas escolas municipais. Além do apoio aos educandos, também é oferecida assistência aos educadores e às respectivas famílias.

O Núcleo de Apoio à Inclusão surgiu inicialmente como “Centro de Atendimento às Crianças e Adolescentes Portadores de Deficiências e Necessidades Especiais”, no ano de 2003, com a Lei 3.206/03. Mas foi em 2009 que passou a se chamar Núcleo de Apoio à Inclusão, por meio da Lei Municipal n° 3.795.

No dia 17 de setembro de 2015 o NAI inaugurou a sua sede própria. Após essa data, o prédio passou por cheias do Rio Pomba e sofreu com vandalismo durante o período que esteve fechado, em virtude  da pandemia. Atualmente, 101 alunos da Rede Municipal de Ensino de Cataguases são atendidos pelo Núcleo, destes, 89 possuem acompanhamento com PEE, nas escolas.

O retorno NAI à sua sede própria foi comemorado pela secretária de Educação Luci Mara Guedes. “Agradecemos a presença e contribuição de todos que estiveram de uma forma ou de outra, ajudando a realizar feitos incríveis”, disse. A equipe de trabalho é composta por 1 Coordenadora, 1 1 Auxiliar de secretaria, 1 Assistente Social, 1 Psicóloga, 1 Terapeuta Ocupacional, 4 Psicopedagogas, 4 Professoras de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e 48 Professoras de Educação Especial (PEEs).