Nova sede da Catrans é inaugurada

Aconteceu na manhã de hoje a inauguração da nova sede da Cataguases Trânsito e Transporte (Catrans), com melhor estrutura para quem trabalha e mais conforto para aqueles que precisam de atendimento. Foram investidos aproximadamente R$168 mil com recursos próprios para recuperar o espaço da Prefeitura, que estava inutilizado há sete anos. Antes de ser usado pela Catrans, o imóvel já serviu de instalação para a Secretaria de Desenvolvimento Social e de sede da Polícia Militar. O local recebeu nova pintura, instalações elétricas, reparos hidráulicos, construção de um banheiro acessível a pessoas com deficiência, troca de forro e telhado. Os trabalhos foram executados pela em empresa Unit Construtora LTDA, de Muriaé.

A Nova Sede da Catrans possui oito salas dedicadas ao trabalho interno e para atendimento ao público, com salas de arquivo, engenharia, coordenação, fiscalização, aula, espera, Junta Administrativa de Recursos de Infração (JARI), almoxarifado e quatro banheiros. A equipe atual conta com dez servidores e é formada por coordenador geral, coordenador de transporte, fiscal de posturas, oficial administrativo, agente administrativo e cinco servidores operacionais. Até a mudança para o novo local, a Catrans funcionava no Centro Administrativo. Com a migração, o espaço anteriormente ocupado agora pode abrigar um novo setor da Prefeitura.

O Prefeito José Henriques esteve na inauguração da sede, onde comentou a ação. “A nossa administração dá muita importância à otimização dos recursos públicos, o que inclui a redução das despesas com aluguel. Outra proposta interessante é a municipalização do trânsito e, para que ela seja efetivada, uma exigência legal é que a gestão do trânsito funcione em uma sede própria. Com isso, nós agilizamos a reforma deste importante patrimônio público, atendendo à nossa perspectiva de utilizar imóveis públicos parados. A Catrans é importantíssima para Cataguases e o objetivo é devolver a população não só o respeito, mas também os imóveis sem funcionamento”, afirmou.

A Nova Sede da Catrans funciona na rua Coronel José Gonçalves Araújo Porto, 121, no centro da cidade, próximo ao Campo do Flamenguinho. O horário de funcionamento é de 7 horas às 18 horas e o número de telefone é 3429-2522.

Sede é passo importante para a municipalização do trânsito

O novo espaço da Catrans está dentro dos padrões definidos pelo Sistema Nacional de Trânsito. Também já foi dado o andamento da documentação necessária pela Prefeitura e a partir de agora vão ser feitas licitações e contratações para que o procedimento seja finalizado. A expectativa da administração é que o processo de municipalização do trânsito iniciado no último ano seja concluído em 2023.

A partir do momento que a municipalização for efetivada, toda a gestão do trânsito de Cataguases será feita pela Prefeitura, com a instituição podendo estabelecer convênios. Inclusive, toda a arrecadação envolvendo as questões de trânsito em Cataguases, como por exemplo, estacionamento nas vias públicas e multas, ficarão no município e o recurso será aplicado em melhorias para a própria cidade.