Natal Luzes de Cataguases abre o período de festas na cidade

O período de festas em Cataguases teve início com muita emoção na última sexta-feira, dia 8, na Chácara Dona Catarina, sendo a primeira ação do projeto Natal Luzes de Cataguases. Realizado pela Prefeitura de Cataguases, através da Secretaria de Cultura e Turismo e com o apoio das secretarias de Educação, Esporte, Desenvolvimento Social, Saúde, Desenvolvimento Econômico, Serviços Urbanos, da Catrans e com os parceiros Energisa, Câmara dos Dirigentes Logistas – CDL, Link10, Cataguases Tecidos, Sicredi, Luzes de Cataguases e Sicoob Coopemata, o calendário de eventos inclui ações em torno da data comemorativa cristã com o intuito de resgatar o espírito natalino e fomentar a economia local. Para celebrar o nascimento do Menino Jesus, as Praças Santa Rita, Rui Barbosa e o entorno da Chácara Dona Catarina receberam uma iluminação especial que desperta emoção e atrai cliques dos visitantes.

A festividade começou às 19h, com a Cantata de Natal realizada pelos alunos da escola KNN Idiomas e do Colégio Soberano, além da apresentação musical de Simone Martins e da Corporação Musical Santa Cecília, de Itamarati de Minas. No sábado, dia 9, às 9h foi realizado o Cortejo de Natal, com concentração na Avenida Guido Marliére seguindo pela Praça Governador Valadares, Calçadão, contornando a Praça Rui Barbosa em direção à Chácara Dona Catarina, local de encontro dos artistas e da população presente. No Cortejo compareceram a Companhia de Teatro TOCA, grupos artísticos e representantes da cultura popular, além de personagens ícones da criançada, como o Zé Gotinha, a Galinha Pintatinha e o Palhaço Cherry.

Conforme programação, as festividades continuam nas próximas semanas. No sábado, dia 16 às 15h, acontece na Chácara Dona Catarina a inauguração da Vila do Papai Noel, um local mágico preparado com carinho e com muitas referências a tradição natalina. Entre segunda-feira, dia 18, e sábado, dia 23, a Casa do Papai Noel, também na Chácara, estará aberta a visitação. Entre sexta-feira, dia 22, e domingo, dia 24, acontecerá a Feira de Artesanato de Natal na Praça Rui Barbosa, com belíssimas artesanatos locais, praça de alimentação e apresentações musicais e culturais.

A secretária de Cultura e Turismo, Rosângela Lima, comentou o calendário da festividade que celebra o nascimento de risto. “A revitalização do Natal em Cataguases traz o pertencimento e a valorização do cataguasense, além de propiciar a descentralização e democratização do acesso à Cultura. Agradeço a todos que participaram da realização e desejo boas festas de fim de ano a todos”, comentou.