Prefeitura Municipal de Cataguases

Fórum Municipal Lixo e Cidadania é lançado em Cataguases

Texto e foto: Vera Lúcia Maciel

O Centro Cultural Humberto Mauro sediou na manhã desta quarta-feira, dia 26, o ato de lançamento do Iº Fórum Municipal de Lixo e Cidadania, promovido pela Prefeitura, por meio de sua secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente, e Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). Gestores públicos e convidados debateram sobre a importância da coleta seletiva de resíduos sólidos, educação ambiental e políticas públicas para o desenvolvimento sustentável.

A mesa de honra do evento contou com o prefeito José Henriques, com o presidente da Câmara Municipal, Vinícius Machado, o promotor de Justiça da 5ª Promotoria de Justiça da Comarca de Cataguases, Gustavo Garcia Araújo, promotor de Justiça e coordenador da Coordenadoria Regional de Apoio Comunitário, Inclusão e Mobilização Social da Zona da Mata, Felipe Vasconcelos Souza.

Também compuseram à mesa Cézar Augusto Silva, gerente do Núcleo de Políticas Públicas do Instituto Recicleiros,o secretário de Agricultura e Meio de Cataguases, Rafael Nogueira,a presidente da Associação dos Catadores Recicláveis de Cataguases, Cruzelina Maria Alves, Elnatã Loureiro,o representante da Rede de Catadores da Zona da Mata, Danilo Francisco da Silva e o presidente do Condema, Artêmio Silva.

O Prefeito José Henriques avaliou o lançamento do Fórum Municipal Lixo e Cidadania como um marco na trajetória de Cataguases rumo à sustentabilidade, à inclusão social e ao cuidado com o meio ambiente. Em seu discurso de abertura ele lembrou que na verdade o primeiro Fórum foi realizado na gestão do então prefeito Tarcísio Henriques, há mais de duas décadas, quando o município já demonstrava preocupação com o tema. “No entanto, esta edição traz uma nova ótica, novas perspectivas, e é essencial para implementar novas políticas, agora com a parceria do Ministério Público e outras instituições”, afirmou.

Em sua fala o Promotor de Justiça Gustavo Garcia Araújo destacou a importância de ações específicas ao combate à vulnerabilidade social por meio dessas parcerias estratégicas. “Através do Instituto Recicleiros, da Prefeitura e do Ministério Público conseguiremos garantir dignidade e visibilidade aos catadores de recicláveis, que tenham uma renda mínima e poderão olhar nos olhos de cada cidadão, mostrando-se parte integrante dessa comunidade”.

Cézar Augusto Silva, gerente do Núcleo de Políticas Públicas do Instituto Recicleiros também destacou a relevância do Fórum Lixo e Cidadania e seus impactos sociais. “É uma iniciativa fundamental, pois reúne atores-chave dessa rede que envolve a coleta seletiva, como o poder público, o setor empresarial,o Ministério Público e o Instituto Recicleiros, que tem como missão transformar o lixo em um mecanismo de mudança socioambiental e econômica para os grupos mais vulneráveis. Em Cataguases, estamos criando uma base estrutural e regulamentar necessária para implementar o serviço com a inclusão socioprodutiva dos catadores”, disse.

Deixe uma resposta

Rolar para cima
Pular para o conteúdo