FGTS é liberado para pessoas afetadas pelas chuvas em Cataguases

Começou hoje e vai até o próximo dia 3 o prazo para solicitação do saque dos recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por conta do Decreto Municipal Nº5.725/2023, assinado pelo prefeito José Henriques, no dia 5 de janeiro deste ano, de situação de emergência por conta das fortes chuvas que atingiram o município no dia 30 de dezembro de 2022. Você pode conferir os endereços considerados atingidos pela Caixa Econômica Federal por meio do link <https://cataguases.mg.gov.br/r/>.

O prefeito lamentou os danos causados pelas fortes chuvas que atingiram Cataguases. “Nós temos que ter ciência que nada apaga os danos sofridos pelas vítimas das enchentes na cidade, uma situação que atinge nossa cidade há muitos anos e que necessita de muitos recursos para que seja encerrada. Felizmente desta vez nós não perdemos vidas, nossa maior preocupação. Para minimizar os danos, nossa equipe fez um trabalho muito competente há quem mais precisava”, afirmou.

José encerrou comentando a autorização dos saques do FGTS. “Em meio a todo esse caos causado pela natureza, a liberação dos recursos traz esperança das pessoas comprarem novos itens domésticos e também injeta recursos no comércio local. Agradeço e parabenizo os servidores da Prefeitura pela agilidade e empenho ao realizar os trâmites para que o Decreto de Emergência fosse reconhecido pelo Governo Federal e os recursos do FGTS disponibilizados”, finalizou.

A solicitação de retirada do recurso deve ser feita por meio do aplicativo FGTS, disponibilizado pela loja online do sistema operacional do seu smartphone. Para pedir a retirada do dinheiro, o comprovante de residência do interessado deve ter validade entre os dias 11/09/2022 e 08/01/2023. O valor do saque é limitado a R$ 6.220,00 por conta vinculada, desde que o solicitante não tenha solicitado a retirada do recurso pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses.

Confira abaixo o passo a passo de como realizar o saque do FGTS: