Festival Conversa de Botequim recebe cerca de 5 mil pessoas em seu fim de semana de encerramento

Organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, o Festival Conversa de Botequim foi encerrado no último fim de semana, com mais de 18 horas de programação musical. A programação incluiu os shows do Grupo Exige o Tom, dos Baluartes do Samba, da ex-participante do The Voice, Alessandra Crispin, Sandra Portella, e Maria Alcina, homenageada pelos seus 50 anos de carreira. Uma grande festa realizada na região da Estação, no centro da cidade, que marcou o fim da 1ª Edição do festival após três semanas de pratos servidos por oito restaurantes de Cataguases a preços populares, conforme previa o regulamento. A Secretaria de Cultura e Turismo estima que 5 mil pessoas tenham passado pelo evento no fim de semana.

Maria Alcina não se apresentava em Cataguases há 10 anos. A homenageada na noite do último sábado comentou emocionada o fato de estar de volta ao palco na sua cidade natal. Ela falou sobre seu sentimento de cantar novamente para o público cataguasense. “Fico feliz por me apresentar na cidade novamente. Passando pelas ruas da cidade, sempre passa um filme na minha cabeça, desde a época que eu conciliava o trabalho na Companhia Industrial com o início da carreira. Aqui foi onde tudo começou. Quando a gente inicia uma carreira, não sabe o que vai acontecer no futuro e, quando eu olho para trás, tudo valeu a pena”, disse.

Foto: Leandro Abritta.

Oito restaurantes participaram do evento com os respectivos pratos: Bar do Wilmar participou com o “Nu, Bolinho do Wilmar”;O Comida com Carinho apresentou o Risoleta Carinhosa; o Empório Gerais de Minas levou o “Trem Uai”; O Iguaria Gourmet participou com o Trupicando na Picanha; o Japa Brasil serviu o “Salmão pra Danar”; a Panetteria da Pracinha o prato “Mineiro Metido a Italiano”; o Skay Beer & Food serviu o “Arrojado do Skay”; e o Taj Mahal o “Costela Balls”. Todos os estabelecimentos participantes foram homenageados e considerados vencedores. Com a votação popular, o bar mais votado foi a Panetteria da Pracinha.

Foto: Bernardo Chaia.

A secretária de Cultura e Turismo, Rosângela Lima, avaliou positivamente o evento. “Fico muito feliz pelo resultado que tivemos. Foi um evento que valorizou a cultura de Cataguases e sua vocação para a gastronomia. Agradeço ao Conselho Municipal de Patrimônio Cultural, que aprovou, por unanimidade, o aporte do Fundo Municipal de Patrimônio Cultural para a realização do Festival, que divulgou, além da boa culinária mineira, os espaços tombados utilizados durante o evento, como Chácara Dona Catarina e a região da Estação Ferroviária”, afirmou.

Foto: Bernardo Chaia.

O prefeito José Henriques também valorizou a ação. “Hoje Cataguases tem um calendário de cultura e isso se deve ao esforço de toda a Prefeitura para que levemos boas atrações à população. Agradeço a todos que estiveram no local e prestigiaram o encerramento do evento, que, felizmente, aconteceu em paz, e pudemos ver a alegria do povo da nossa cidade. Agradeço também a todos os envolvidos na organização, como a secretária Rosângela Lima, e também aos artistas que participaram do evento. Foi uma linda festa e vem muito mais por aí”, disse.

Todos os estabelecimentos participantes foram homenageados e considerados vencedores. Com a votação popular, o bar mais votado foi a Panetteria da Pracinha, com o prato, “Mineiro metido a Italiano”, que lembra o foundue, substituído por um pão artesanal, regado a queijo e acompanhado com linguiça, frango e outros petiscos; uma mistura que deu muito certo e caiu no gosto de pelo menos 197 pessoas que votaram por meio da plataforma do evento.

A empresária Juliana Rodrigues, da Panetteria da Pracinha falou sobre o resultado e o Festival Conversa de Botequim. “Eu só tenho a agradecer ao público e às pessoas que me incentivaram, como as minhas sobrinhas, Maria Júlia e Maria Eduarda, que desde o início me apoiaram e fizeram que tudo isso fosse um sucesso. E, claro às funcionárias da empresa, que se dedicaram. Esse evento foi maravilhoso para a gente. O comércio de bares de Cataguases tem muito a agradecer. Foram semanas maravilhosas e nos surpreendeu. Clientes, obrigado. Vocês são sempre a razão de tudo o que a gente faz. Eu tenho que agradecer à Prefeitura e a todos que trabalharam no evento”, comentou.

Foto: Bernardo Chaia.

Os próximos eventos no Calendário da Cultura da Prefeitura são o Motofest, no próximo dia 21 deste mês, e o Ktá Trail Run, dia 29. Os eventos são divulgados por meio da página oficial da Prefeitura no Instagram e no Facebook.