Evento com contadores busca atrair recursos para o município por meio do Imposto de Renda

A declaração do Imposto de Renda começa no próximo dia 15 de março, mas o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA – se antecipou em busca de atrair parte dos recursos pagos à União tanto para o próprio conselho, como o do Idoso e convidou contadores da cidade para o evento Café com o Fundo da Infância e Adolescência de Cataguases (FIA). O evento aconteceu na manhã de hoje, no Educandário Dom Silvério, e contou com a presença de autoridades municipais, como o vice-prefeito, Marco Andrade, a secretária de Desenvolvimento Social, Carol Damasceno, o secretário dos Conselhos, Jonathan Freitas, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Murilo Matias, representantes de outros conselhos e o vereador Rogério Filho. O coordenador do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Sudamérica, Sérgio Luiz Narciso, explicou o procedimento aos presentes.

Carol Damasceno valorizou a iniciativa. “Eu sei da luta dos Conselhos do município por melhorias nas condições de vida das crianças, adolescentes e idosos. Pedir a união dos contadores da cidade é fundamental, porque assim nós conseguimos deixar no nosso município recursos que já iriam para o Governo Federal. Lembro que esse valor não acrescenta nada ao valor que o contribuinte já pagaria. São recursos que iriam para a União e que ficam na nossa cidade. É importante que o maior número possível de cidadãos cataguasenses entenda a importância desse ato e possa deixar parte do seu Imposto de Renda aqui na cidade para melhorar as condições de vida da nossa população”, comentou.

A iniciativa teve como objetivo mobilizar os profissionais contadores da cidade sobre a importância das destinações do Imposto de Renda para o Fundo da Infância e Adolescência de Cataguases (FIA) e do Fundo do Idoso de Cataguases (FIC). Qualquer declarante do Imposto de Renda pode destinar até 6% do seu imposto de renda para Cataguases, sendo 3% para o Fundo do Idoso, do Conselho Municipal do Idoso, e 3% para o Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. A verba arrecadada é usada para aplicação em projetos vinculados aos conselhos. Caso tenha interesse, é possível efetuar a doação de um valor maior, mas o limite para abatimento do imposto de renda é 6% sobre o tributo federal.

Os últimos projetos que receberam recursos por meio dos fundos foram: APAExonados, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE); As Donas da Robótica, do Instituto Francisca de Souza PeixotoEgresso, do Lar Ana Nery; FIC de mãos dadas com a Educação, das Faculdades Integradas de Cataguases; Fique Bem e Fique Bem Nutrido, da Secretaria de Desenvolvimento Social; PISCAR, da Associação Fraterna de Assistência aos Necessitados – AFAN; Tibum, da Associação de Moradores dos Bairros Ibrahim e Iracema.

Veja abaixo como destinar o recurso para Cataguases.

Ao concluir sua declaração por deduções legais ou modelo completo, clique em doações, diretamente na declaração. Na tela seguinte, clique em novo. Então escolha, municipal e Cataguases. O valor disponível para destinação aparecerá automaticamente calculado pelo programa. Basta copiar esse valor no campo indicado e clicar em “ok”.

Depois, no menu lateral, vá em imprimir e escolha “DARF – Doações diretamente na Declaração – ECA”, imprima a guia e faça o pagamento na Rede Bancária até a data do vencimento. Note que no cálculo do imposto, o valor que você destinou está descontado. Se você tiver direito à restituição, o dinheiro será acrescentado e devolvido a você com correção para o recebimento. .

Finalizado! Você contribuiu para o bem-estar das crianças, adolescentes e idosos da nossa cidade. Ganha Cataguases e a população é beneficiada, pois essa porcentagem não é enviada para União e vai direto para o nosso município aplicar nos projetos vinculados aos conselhos.

Veja no vídeo abaixo as instruções sobre como destinar parte do IR para Cataguases: