Estudante cataguasense conquista medalha de ouro no WorldSkills Brasil

A cataguasense Letícia Possidônea Eliezer, 20 anos, foi a vencedora da Seletiva Nacional do WorldSkills, na categoria Tecnologia da Moda. O evento de premiação aconteceu no último dia 20 de outubro, no auditório da escola Senai Têxtil e Moda, no Brás, em São Paulo, e definiu os representantes brasileiros para a principal competição de educação profissional do mundo. Com isso, Letícia, que é aluna do Senai, já poderá preparar as malas para o Mundial que acontece de 10 a 15 de setembro do ano que vem, em Lyon, na França.
Formada no ano passado pelo curso de Aprendizagem Industrial em Confecção do Vestuário pelo SENAI, Letícia é filha da diarista Luciana Possidônea da Silva e do servidor público da prefeitura, Edernísio Eliezer, o popular Cacumbú. Segundo ela, o interesse por moda vem da infância. “Quando criança sempre gostava de fazer roupas para bonecas, me lembro de dizer que queria ser estilista. Mas com o tempo isso acabou ficando de lado, mas sempre tive vontade de fazer o curso no Senai. Quando entrei para o curso, comecei a gostar ainda mais da área e também percebi que tenho vocação”, disse ela, lembrando também a importância do incentivo dos pais para a sua formação profissional.
Nesta etapa Nacional, Letícia representou Minas Gerais, estando entre 10 inscritos de cada estado participante. Para chegar a essa final, superou 25 concorrentes da etapa escolar/estadual. Embora confiante no trabalho, ela admitiu que o resultado foi surpreendente. “Fiquei muito emocionada porque, mesmo sendo algo que eu e minhas treinadoras queríamos muito, a gente sabia que era muito incerto, já que o nível da competição foi alto”, disse ela. Em São Paulo, foram 10 horas e meia de competição, distribuída por quatro provas práticas com limite de tempo para serem entregues, propondo desafios nas áreas de desenho técnico, modelagem e outros recursos, inclusive da alta costura.
Na certeza de que pode ir mais longe, Letícia diz que o principal foco agora é o treinamento. “Essa competição tem um peso muito grande para o currículo, a capacidade técnica que adquirimos é um grande diferencial”, disse ela, reiterando que para o futuro a intenção é dar prosseguimento na área em busca de novas especializações para sua qualificação profissional.