Estão abertas as inscrições para o festival de comidas e bebidas de boteco

A Prefeitura de Cataguases, por meio da Seretaria de Cultura, divulgou no último dia 12 o Edital do Festival Conversa de Botequim, com o objetivo de incentivar os desenvolvimentos econômico, turístico e cultural, além do fortalecimento da identidade local por meio da temática: “mineiridades” e “criatividade” gastronômica local . O Festival Conversa de Botequim busca também a valorização dos ingredientes culinários regionais, o estímulo à criatividade na elaboração das porções, que, obrigatoriamente, devem ser típicas da culinária regional. O evento conta com duas categorias: Comida Mineira de Boteco e Drinques. Uma exigência desta primeira edição do festival é que os pratos contenham queijo minas artesanal entre seus ingredientes. No caso das bebidas não há exigência. Um dos critérios do Festival é que o item inscrito deve ser estabelecido como promocional e não pode ultrapassar o valor de R$ 30 por porção e R$20 por drink. Essa medida visa atrair novos consumidores.

As inscrições para o Festival, devem ser realizadas até o próximo dia 5, de segunda e sexta-feira, entre 8h e 11h e de 13h as 16h, por meio do formulário de inscrição, disponibilizado por meio do link <https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfbbPqUAlRV2JLHitFJ2Ey9DkKUK4a-Hlw8_BlOjKjsBbq-sQ/viewform>, ou presencialmente no Centro Cultural Eva Nil, até o próximo dia 5. Tanto pessoas físicas como jurídicas que residam no município de Cataguases, o que inclui as zonas urbana e rural, podem participar do Festival. A preparação da receita, tanto da porção quanto a do drinque concorrente, será registrada por vídeo e fotografia por servidor designado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. O material será utilizado para divulgação gráfica e digital do Festival Conversa de Botequim. Os inscritos devem estar quites com as obrigações tributárias municipais, estaduais e federais.

O Festival Conversa de Botequim acontece em duas etapas, distribuídas em três dias, no Centro Cultural Eva Nil. A primeira fase é no dia 3 de junho, às 9h, quando acontece o lançamento do Festival Conversa de Botequim. Já a segunda é a realização do Conversa de Botequim, nos dias 07 de julho e 08 de julho de 2023, às 18h00. A premiação dos inscritos vai ser decidida por meio de voto popular em uma única etapa, de caráter classificatório, no dia primeiro de julho, às 20h, no Centro Cultural Eva Nil. A avaliação dos consumidores será feita com a utilização do QR code, disponibilizado pela Comissão Organizadora, em todos os estabelecimentos credenciados pelo Festival Conversa de Botequim, mediante a aplicação dos seguintes critérios, estabelecidos em forma de notas: sabor – 0 a 10; Apresentação: 0 a 10; e criatividade: 0 a 10.

A secretária de Cultura e Turismo, Rosângela Lima, viabilizou a criação do Festival em Cataguases comentou o lançamento do evento. “Essa iniciativa concilia cozinha mineira, música, turismo, cultura e lazer que, articulados entre si em uma proposta que mobiliza recursos, pessoas, saberes e fazeres em prol de uma grande celebração, fomenta o Turismo de Experiência de forma orgânica e sustentável. O projeto “Festival Conversa de Botequim” pretende unir a música com a cozinha mineira, provando que uma boa comida dá samba! Cataguases têm excelentes botecos, bares e restaurantes, palco ideal para realização do festival”, completou a secretária.

Os três classificados de cada categoria ganham o Certificado e Selo emitido pela Comissão Organizadora como as melhores porções de comida de botequim do Município e Troféu. O frequentador/“botequeiro” que tiver maior número de curtidas e postagens, marcando a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo nas redes sociais, recebe brindes. O edital completo está disponível no link <https://drive.google.com/file/d/13yMzMcFtfOhyjaV1F3xQRaOcLS0y1MM6/view?usp=sharing >.