Dia da Mulher é festejado em Cataguases

O dia 8 de março é uma data fundamental para refletirmos sobre as dores, as lutas, as conquistas das mulheres e como revertermos socialmente o quadro desfavorável. Em Cataguases não foi diferente. Também com o objetivo de celebrar o dia dedicado às mulheres, a Prefeitura, por meio da Casa de Maria, realizou na manhã desta quarta-feira na Praça Rui Barbosa um evento com várias atividades dedicadas a elas. No local, a equipe técnica da Casa de Maria realizou uma conversa com a população sobre os direitos da mulher, violência doméstica e usou a atividade para divulgar seu espaço de acolhimento às mulheres vítimas de violações de direitos.

Durante o evento, representantes da Polícia Civil de Minas Gerais e da OAB Mulher Cataguases conversaram com as sobre os direitos da mulher e violência doméstica. Em uma tenda, foi oferecido às mulheres terapia holística energética e vibracional pelas terapeutas Desirée Nápoli, Maria Luiza Moreira, Mirian Ravaglia e Joelma Bonente. Outro serviço dedicado às presentes foi uma palestra sobre bons hábitos alimentares com a nutricionista Patrícia Matias. Para saciar a fome matinal foram servidos sanduíche natural, suco e frutas. Àquelas dispostas a fugir da dieta, foi servido pipoca. Também houve sorteio de brindes fornecidos por apoiadores.

A secretária de Desenvolvimento Social, Carol Damasceno comentou o evento realizado. “Tivemos um lindo dia, com vários atrativos em busca de que as mulheres de Cataguases pudessem comemorar seu dia, conhecer seus direitos e os espaços de acolhimento em caso de necessidade. Agradeço a todos os parceiros que se envolveram com a atividade e se empenharam. Foi um dia lindo, produtivo e de muita propagação do conhecimento. Espero que sigamos neste caminho, de lutas e conquistas dos direitos da mulher”, afirmou.

Carol concluiu falando sobre a vida das mulheres no período atual. “Nós tivemos muitos avanços e devemos comemorar, mas temos desafios que infelizmente permanecem. Dentro do progresso recente, ressalto o fato da laqueadura feita pelas mulheres não depender mais da autorização dos homens. Então, de fato, nós somos donas dos nossos corpos e devemos definir o que é melhor para as nossas vidas. Como aspecto negativo, eu lamento que durante a pandemia no Brasil a cada quatro mulheres uma foi vítima de violência doméstica”, finalizou.

A equipe técnica da Casa de Maria é composta pela coordenadora do (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e por consequência gestora da Casa de Maria, Simone Montes; assistente social, Neide Baronto; psicóloga, Michele Queiroz; assistente administrativa, Patrícia Matias; e auxiliar de serviços gerais, Marceli Henriques de Souza. O espaço de atendimento à mulher possui sede prória, que funciona na rua Wanda da Silva Andrade, 151- Bela Vista, e um veículo para atendimento domiciliar. O horário de atendimento é de 8h às 17h, nos dias úteis. O telefone de contato é 3421-5657.