DER/MG divulga conclusão da obra do Contorno de Cataguases, a estrada da “Empa”

Nesta semana, o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), divulgou por meio de seu site a conclusão da obra do “Contorno de Cataguases”, com a finalização das obras de drenagem e instalação da sinalização horizontal e vertical na via. No total, são 6,4 quilômetros de pistas implantadas e restauradas, com investimento de R$ 15 milhões, por meio do Provias, programa de obras rodoviárias do Governo de Minas Gerais.

Paralisada por mais de 12 anos, a obra ficou conhecida em Cataguases como “Estrada da Empa”, levando o nome da empreiteira que iniciou os trabalhos entre 1999 e 2000. A Empa chegou a implantar e pavimentar 4,5 Km de estrada, mas deixou de concluir 1,9 km, fazendo com que o sonho desenvolvimentista dos cataguasenses, com a construção de um anel viário importantíssimo para o município, se arrastasse por todos esses anos.  Desde então, foram muitas promessas, idas e vindas, mas também esforços conjuntos de empresários e políticos, até o anúncio da retomada da obra pelo Governo de Minas, o que veio acontecer efetivamente em 2021.

Projetada para ligar o Distrito Industrial de Cataguases à Rodovia BR 120, a obra sempre foi considerada como fundamental para o crescimento da região dos bairros Taquara Preta e Justino. Vale lembrar ainda que, no segundo mandato do prefeito Tarcísio Henriques (2005-2008) foi elaborado um Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano que já apontada o inevitável avanço do município naquela região, o que motivou a construção da terceira ponte sobre o Rio Pomba, ligando os bairros Justino e Taquara Preta, bem como um plano para a instalação de um novo Terminal Rodoviário.

O agora Contorno de Cataguases será a principal via de acesso ao futuro Terminal Rodoviário e uma importante conexão com demais ramais rodoviários BR 120 e BR 116, trazendo melhores condições de trafegabilidade, segurança para veículos e pedestres, além desafogar o trânsito de caminhões e veículos pesados por dentro da cidade. Neste sentido, Cataguases segue em linha com um desenvolvimento sustentável, estando atenta a sua vocação para o progresso, mas, ao mesmo tempo, sem abrir mão de seu passado histórico, valorizado pelo tombamento patrimonial de suas ruas, praças, monumentos e moderna arquitetura.

O acesso ao Contorno de Cataguases

Concluída a tão aguardada obra do Contorno de Cataguases, a expectativa está agora voltada para a melhoria das condições da estrada que lhe dá acesso a partir do Bairro São Cristóvão. No local, um serviço paliativo está sendo feito com uso de pedra bauxita e cascalho para melhorar as condições de trafegabilidade naquele trecho da via.

Mas a prefeitura já está contratando uma empresa que vai elaborar a sondagem do solo e, a partir de estudos topográficos, desenvolver o projeto mais adequado de obra que possa solucionar as condições de trafego naquela estrada, bastante prejudicada sobretudo depois de iniciada e não concluída as obras de um loteamento particular.

Novo Terminal Rodoviário

A prefeitura também já está se mobilizando para viabilizar a instalação do novo Terminal Rodoviário no Bairro Taquara Preta. Embora ainda não se possa falar em prazo, a Administração Municipal já está elaborando um Termo Aditivo ao contrato assinado com o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades – IPGC. A prefeitura mantém convênio com este Instituto que atua na modelagem do projeto Cidade Inteligente, por meio de parcerias público-privada. Nesta mesma direção, o objetivo é viabilizar, por intermédio do IPGC, a contratação de uma empresa que assuma a gestão da nova rodoviária.