Cerimônia de abertura dos Jogos Escolares de Minas Gerais reúne autoridades e delegações

A Cerimônia de Abertura da fase regional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) foi realizada ontem, dia 4, na Praça Rui Barbosa com a presença de autoridades municipais, regionais e estaduais. A solenidade contou com desfile das delegações, apresentação de dança do Grupo de Canto e Dança Afro Justino e São Vicente – Agente de Pastoral Negros do Brasil (APNs) e apresentação de rap feita por artistas da cidade. Entre os presentes, estavam o prefeito José Henriques, acompanhado pela primeira-dama, Gabriela Henriques, e o filho do casal Tarcísio Neto, além de secretários municipais.

A responsável por fazer o juramento dos atletas no palco foi a estudante do 8º ano, de 14 anos, estudante-atleta do futsal feminino da Escola Estadual Francisco Inácio Peixoto, Lara Oliveira. Já a responsável por liderar a delegação de Cataguases no desfile dos participantes foi a estudante-atleta do handebol da Escola Estadual dr. Norberto Custódio Ferreira, Ana Beatriz Garonce. O homenageado deste ano, responsável por carregar a tocha e acender a chama dos jogos foi o corredor da cidade, João Batista Souza, 69 anos, 38 anos deles dedicados às corridas de rua. João Batista já correu 23 São Silvestres, quatro maratonas de São Paulo e oito do Rio de Janeiro. Atualmente João Batista é presidente da Associação Dos Corredores De Rua De Cataguases de Cataguases (ACORCA).

O prefeito José Henriques abriu seu discurso fazendo lembrança à Isabella, que faleceu no último domingo após ser vítima de um atropelamento próximo à sua residência, e pediu aos presentes um minuto de silêncio. José falou sobre o JEMG. “Eu agradeço a todos os servidores da Prefeitura que se envolveram na organização dos jogos. E foram muitos, principalmente das secretarias de Esportes, Educação e Cultura e Turismo. Eu me lembro de quando era criança da minha vivência de observar o JEMG enquanto estudante. E, quando eu soube da abertura do período de candidatura, pedi à equipe da Prefeitura que não medisse esforço para que a etapa regional fosse aqui e participássemos juntos desta linda festa, sejam bem-vindos”, disse.

A superintendente Regional de Ensino de Leopoldina, Ana Paula Dias, também comentou a abertura. “É uma emoção muito grande termos essa competição que envolve quase 2.000 alunos de cerca de 70 municípios, que envolve órgãos estaduais em parceria com a Prefeitura de Cataguases. Eu me sinto privilegiada por viver novamente este momento tão importante, que faz parte de um programa já consolidado e desenvolve muitas habilidades socioemocionais dos estudantes, além de valorizar a parte esportiva e a construção da cidadania entre os estudantes. Nós temos esse trabalho em conjunto com a Prefeitura de Cataguases há muito tempo e tanto a estrutura montada como a organização aqui são excelentes”, afirmou.

As partidas acontecem até o dia 8, sábado, com disputas módulos I e II, no masculino e no feminino, também no futsal, basquete, handebol e vôlei. As entradas são gratuitas e as outras sedes são a Escola Municipal Lysis Brandão da Rocha, e as estaduais, Marieta Soares Teixeira, Clóvis Salgado, Professor Quaresma e Francisco Inácio Peixoto, além do Clube do Remo. Os campeões de cada modalidade disputam a etapa regional, em Uberaba, no Triângulo Mineiro.