Censo 2022: Prédios e condomínios são os maiores desafios dos recenseadores de Cataguases

Desde o dia 1º de agosto, 50 recenseadoras do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) atuam na coleta de dados da população de Cataguases que devem compor o Censo 2022. A visita aos domicílios, entretanto, vem sendo dificultada especialmente junto a moradores em apartamentos. “Nos prédios, como o primeiro contato é feito pelo interfone, a abordagem indireta dificulta a exposição do trabalho e o convencimento da pessoa a ser ouvida”, esclarece o coordenador censitário da subárea de Cataguases, Danilo Pereira de Almeida. Ainda segundo ele, a insegurança e o desconhecimento são as principais preocupações de moradores, quando se depara com esse tipo de abordagem.

Visando garantir a segurança e a lisura do Censo 2022, cabe observar que todos os recenseadores estão sempre devidamente uniformizados (colete e boné). Além disso, são identificados por crachá e portando um dispositivo móvel de coleta. O IBGE disponibiliza ainda mais informações na internet pelo endereço respondendo.ibge.gov.br. Neste site é possível esclarecer dúvidas sobre as pesquisas e identificar a identidade do entrevistador ou entrevistadora. “Para se certificar de que a pessoa esteja mesmo trabalhando pelo Censo, basta lançar neste mesmo site do IBGE o respectivo número de sua matrícula, RG ou CPF, sendo que esses dados já constam nos crachás dos nossos profissionais e podem ser solicitados”, acrescentou Danilo. Para também confirmar se algum número de telefone pertence ao IBGE, basta ligar para o 0800 721 8181.

Para que se tenha uma noção do empenho dos recenseadores neste sério trabalho de coleta de dados, quando o morador não é encontrado em determinado imóvel, o pesquisador deve retornar ao local por pelo menos quatro vezes e em horários diferentes e com intervalo mínimo de duas horas entre as visitas. Além disso, um bilhete é deixado no local informando que o recenseador lá esteve, citando nome e telefone, o que possibilita o agendamento da entrevista para o horário mais conveniente ao informante.

Neste Censo, é também facultado ao cidadão responder seu questionário via internet, tendo o prazo de sete dias, a contar da data da solicitação, para preencher a pesquisa. Mas uma vez encerrado o prazo, não há mais a possibilidade de se requerer novamente esta modalidade, sendo necessária a entrevista direta com o pesquisador. O Censo 2022 deve se estender até o final de outubro, com previsão de que todas as unidades domiciliares do município, inclusive na zona rural, sejam visitadas.  Para alcançar esse resultado, Cataguases foi distribuída em 141 setores tendo, em média, 220 domicílios em cada área.

Conforme esclarece o chefe da Agência Cataguases do IBGE, Sérgio Abritta, a efetiva participação da população é de extrema importância para se identificar as demandas do município, e isso ajuda a balizar políticas públicas em áreas como saúde, educação, assistência social, para citar alguns exemplos. Entre os principais programas que dependem das informações do Censo está o FPM (Fundo de Participação dos Municípios), fonte de recursos transferidos a partir da União, onde o percentual de repasse pode aumentar ou diminuir de acordo com as informações demográficas colhidas pelo Censo do IBGE.

É também importante frisar que por lei toda pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, é obrigada a prestar informações ao IBGE. Todavia, os dados coletados são mantidos em sigilo e aproveitados exclusivamente para fins estatísticos. Além disso, são informações que não podem ser usadas como prova em processo administrativo, fiscal ou judicial, ou para qualquer outra finalidade. “Vale também lembrar que o trabalho censitário é uma política de Estado e, portanto, não está atrelado a governantes, não é partidário, o Censo é do Brasil e para os brasileiros”, define Sérgio Abritta.