Cataguases tem vagas em projeto de breaking

Faltam 491 dias para as Olimpíadas de Paris 2024. E o que isso tem a ver com Cataguases? Neste ano a Princesinha da Zona da Mata começou a receber um projeto de breaking, um esporte que passa a ser olímpico já na próxima edição dos jogos. O grupo Instinto Break Crew promove a iniciativa e é formado atualmente por quatro integrantes, com treinos regulares nos sábados, às 13 horas, no Ginásio Poliesportivo Municipal Max Baer Lopes, no bairro Bela Vista, e recebe o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes.

O objetivo da equipe formada por Rainyer, Bboy Cyrax, Niverson, Bboy Capone, Phillipe, Bboy Smoke, e Vitor, Bboy Sektor, é treinar e se aperfeiçoar para as competições. Segundo o time chamado de crew na linguagem breaking, existe também o desejo de ensinar e propagar a cultura para quem deseja aprender. Aquele que tiver o interesse de participar, independente de ser iniciante ou experiente na modalidade, basta comparecer aos treinos e participar.

O secretário de Esportes, Daniel Café, comentou a ação. “A Prefeitura está sempre disposta a auxiliar e incentivar os múltiplos projetos. Claro, temos limitações de recursos e estrutura, que precisam ser respeitadas até por conta das legislações que asseguram a sustentabilidade financeira do setor público. Entretanto, quando faltam recursos, devem sobrar determinação e criatividade. Cataguases chegou muito perto de ter o goleiro Guilherme, formado pelo Operário, numa Copa do Mundo. Mas nós não queremos ter atletas de ponta só no esporte. Por que não sonharmos com a representatividade no breaking, no skate e no basquete, por exemplo? Para isso, precisamos plantar a semente e é isso que estamos fazendo”, afirmou.

O grupo Instinto Break Crew foi fundado por Vitor Amorim, Phillipe Moura e Rainyer Santiago em meados de 2007, com a intenção de renovar a cultura Hip-Hop e Breaking em Cataguases. Antes disso os integrantes participaram de outros times, o Unit Crew e oFatality Crew, ambos do município, mas os projetos foram encerrados. Como todos foram sempre amigos próximos, treinando e estudando a cultura do esporte juntos, houve o movimento de criar um novo grupo que tinha a visão de não deixar o breaking acabar em Cataguases e representar a cidade nos campeonatos de outros locais.

Um dos integrantes do time, Rainyer Santiago, valorizou o apoio da Prefeitura. “É muito importante termos o suporte e incentivo da Prefeitura e das secretarias para que mais pessoas possam aprender e quem sabe algum dia tenhamos um representante da nossa cidade nos Jogos. Convido a todos que tenham curiosidade em saber como é a modalidade ou queiram participar do projeto que compareça ao Ginásio Poliesportivo no horário do projeto”, disse.

Não existe limite de idade para participar do Projeto de Breaking. No caso dos menores de 12 anos que queiram aprender é exigido um termo de responsabilidade assinado pelos pais. Quem quiser, pode acompanhar o trabalho desenvolvido pela equipe de Cataguases, por meio do Instagram @instintobreakcrew, que pode ser acessado por meio do link <https://www.instagram.com/instintobreakcrew>. Aqueles que tiverem alguma dúvida devem entrar em contato com o grupo pelo privado pela página no Instagram.