Prefeitura Municipal de Cataguases

Cataguases melhora a pontuação dos últimos anos no Programa ICMS do Patrimônio Cultural 2022

Cataguases ficou em primeiro lugar na  Macrorregião na pontuação definitiva do Programa ICMS Patrimônio Cultural 2022, à frente de cidades como Belo Horizonte, Juiz de Fora e Muriaé e mais de 814 municípios mineiros. A conquista é fruto do trabalho árduo da Secretaria de Cultura e Turismo por meio do Demphac (Departamento Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico de Cataguases), em plena pandemia, conforme observou o titular da pasta e vice-Prefeito, Marco Andrade. A notícia foi divulgada pelo site oficial do Instituto no final da tarde de ontem, dia 20 de julho. Mais de 800 municípios mineiros foram pontuados após análise feita por técnicos do instituto. Cataguases obteve 21,51 pontos. “Temos ciência da importância desse fato e de quanto Cataguases se beneficiará com os recursos oriundos desta pontuação. Agradecemos à população, o apoio e a confiança no nosso trabalho de preservação do patrimônio”, afirmou Marco Andrade, lembrando que esta é a maior pontuação que Cataguases conquista desde 2005.

Em novembro, a classificação definitiva será encaminhada à Fundação João Pinheiro (FJP), instituição pública responsável por calcular os valores que serão repassados pelo Governo de Minas Gerais às prefeituras. Recebem os recursos relativos a esta cota-parte do ICMS, conforme critérios da Lei Robin Hood, os municípios que estruturarem a política municipal de patrimônio cultural, desenvolverem e colocarem em prática, com a participação da comunidade e dos Conselhos de Patrimônio Cultural, ações de proteção, conservação e promoção dos bens culturais, de acordo com a Deliberação Normativa 020/2018 do Conselho Estadual do Patrimônio Cultural (Conep), em vigência para o exercício 2022.

Esta conquista de Cataguases acontece quando o Programa ICMS Patrimônio Cultural completa 25 anos de existência e alcança uma marca importante para Minas Gerais, estado pioneiro nessa política, que é executado por meio de documentação enviada por agentes públicos municipais ao Iepha-MG, gestor do programa, que analisa e pontua cada município pelas ações promovidas em defesa do patrimônio cultural. A notícia foi muito comemorada pelo Secretário Marcos Andrade e sua equipe, que prometeram trabalhar ainda mais para alcançar ainda melhores pontuações no futuro.

Confira a lista da pontuação definitiva dos municípios participantes do Programa no link abaixo:

http://www.iepha.mg.gov.br/images/ICMS/2022/Pontua%C3%A7%C3%A3o_DEFINITIVA_exerc%C3%ADcio_2023-v2.2.pdf

Rolar para cima