Cataguases recebe prêmio Cidades Inteligentes

Cataguases recebeu na manhã de hoje o Prêmio Cidades Inteligentes Edição 2023 – Belo Horizonte, por conta do projeto histórico lançado no município no último ano, que permitiu um avanço estrutural na Princesinha da Zona da Mata em relação ao uso da tecnologia para a oferta de serviços públicos dentro do conceito de Cidade Inteligente. A solenidade de entrega aconteceu no Hotel Royal Golden Savassi, na abertura do Fórum Internacional de Minas Gerais. Além de Cataguases, somente outros 15 municípios brasileiros tiveram seus projetos reconhecidos.

Representante do município para receber o troféu, o prefeito José Henriques comentou a conquista. “Eu fico honrado por representar Cataguases a nível nacional ao receber o prêmio Cidades Inteligentes. Nosso município merece projetos grandiosos e ousados em infraestrutura e tecnologia para melhorar a vida da nossa gente, desenvolver a educação, fortalecer o setor empresarial e atrair novos negócios. O nosso projeto de cidade inteligente já começa a virar realidade, com iluminação em LED para bairros, distritos, vias centrais e em breve vai atender 100% do município com essa tecnologia, com oferta também de mais segurança. Com determinação e sabedoria estamos elevando Cataguases”, afirmou.

Desenvolvido com o apoio do Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC) e executado pela Enel X Brasil, vencedora da licitação, o projeto da cidade premiado foi a Parceria Público-privada (PPP), na modalidade de concessão administrativa, que inclui um pacote de serviços já em fase de implantação pela empresa vencedora. Os serviços previstos em contrato incluem a substituição de toda a iluminação pública do município por lâmpadas em LED, construção de 10 usinas fotovoltaicas para suprir a necessidade dos prédios municipais com energia limpa produzida por meio da luz do sol, instalação de 26 quilômetros de fibra ótica que vão levar internet de alta velocidade para os serviços públicos municipais, 17 locais públicos com instalação de rede de internet por sistema de wi-fi, 35 pontos de monitoramento urbano com 68 câmeras de segurança e construção de um Centro de Operação para a análise das imagens de segurança captadas.

O Cidades Inteligentes – Fórum Internacional de Minas é o primeiro congresso voltado à agenda Smart Cities das Gerais. Fundado em 2017 pela Govtech Brasil Master , em Belo Horizonte, a iniciativa nasceu da visão de fortalecer e dar visibilidade aos projetos relacionados direta e indiretamente ao tema, desenvolvidos pelos municípios.