Cataguases celebra o Sete de Setembro

Os 145 anos de emancipação política e administrativa de Cataguases e o bicentenário da Independência do Brasil foram celebrados na manhã desta quarta-feira, 7 de setembro, com uma Hora Cívica realizada nas escadarias do Paço Municipal. O ato solene reuniu o prefeito José Henriques, o vice-prefeito e secretário de Cultura Marco Aurélio Andrade, vereadores, secretários municipais, o comandante da 146ª Companhia Especial de Polícia Militar, Major Marcus Vinícius de Castro.

Também estiveram presentes à cerimônia o chefe do Tiro de Instrução do Tiro de Guerra, Subtenente Cristiano Pereira Fraga, o 3º Sargento Lucas Manoel César, representando o comando do Posto Avançado do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais em Cataguases, o comandante do pelotão da Polícia Militar do Meio Ambiente, 2º tenente Lucas Antônio de Carvalho, representantes de instituições e clubes de serviços. Além deles, diretores escolares, estudantes,  e populares.

Em frente ao palanque oficial, o prefeito José Henriques e o subtenente do Tiro de Guerra, Cristiano Pereira Fraga, fizeram a tradicional revista à tropa. Logo após, houve o hasteamento das bandeiras do Brasil, pelo subtenente Cristiano Pereira Fraga, de Minas Gerais, pelo Major Marcus Vinicius de Almeida Castro e de Cataguases, pelo 3º sargento Lucas Manoel César

Em sequência, o orador oficial do evento, o vice-prefeito Marco Andrade destacou fatos que culminaram com a Independência do Brasil, citando os avanços sociais obtidos pela sociedade brasileira, por meio de movimentos políticos importantes e seus efeitos que ficaram na história. “ Pensar o passado implica entender a realidade que nos afeta”, disse. Eventos econômicos, sociais e culturais que fizeram parte da construção do município e o trabalho realizado pela atual administração também foram pontos realçados pelo vice-prefeito. Ao final, Marco Andrade conclamou: “Que Cataguases possa ser um exemplo de uma cidade mais humana, mais democrática e justa para todos”.

Em sequência, o prefeito José Henriques iniciou sua participação rendendo homenagem a José Zorzi, o estimado seo Zézinho, que no alto de seus 100 anos prestigiou a cerimônia cívica em frente ao Paço Municipal. Em seguida, o prefeito citou os 145 anos de Cataguases e o bicentenário da Independência, entre outros fatos importantes, que devem ser lembrados e celebrados por todos. “Tenho o dever de comemorar essas datas, estando na presença de todos, cumprindo o meu dever enquanto prefeito, zelando pelo respeito à história e a todos.”

A execução do hino nacional, e de Cataguases, pela banda Maestro Rogério Teixeira e do hino à Independência entoado pelos atiradores do Tiro de Guerra foram momentos marcantes do ato solene neste 7 de setembro, assim como a apresentação da fanfarra da Escola Municipal Lysis Brandão da Rocha. Encerrando a Hora Cívica, houve o desfile do pelotão do Tiro de Guerra, estudantes e de viaturas do Corpo de Bombeiro e Polícia Militar em reverência ao pavilhão nacional.