Cataguases acumula saldo positivo na geração de empregos em 2022

Cataguases fechou o mês de abril acumulando saldo positivo de empregos no ano. As contratações somam 1.842 trabalhadores, diante de 1.582 demissões e gerando 260 novos postos de trabalho.  Apenas em abril, foram 117 vagas preenchidas. A informação foi divulgada no último dia 6 de junho e consta no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho.

Na opinião da coordenadora do SINE Cataguases, Aline Rodrigues de Souza, os números resultam do grande volume de contratações no varejo, especialmente após a instalação de grande empresa do ramo em nosso município. Ela também atribui esse resultado a reflexos da retomada da atividade econômica, em particular entre prestadores de serviços, setor que estava estagnado no período da pandemia.

Embora esses números também sofram efeitos de sazonalidade, os números indicam que Cataguases vem superando a tendência nacional de queda de empregos em virtudade da pandemia. Isso porque em 2021, o município encerrou o ano também com saldo positivo de 984 empregos. Naquele ano, enquanto o setor de serviços acumulava o fechamento de 47 postos de trabalho, a indústria somou 447 novas contrataçoes, também sob efeito  da instalação de nova indústria no município, uma unidade de produção da Montano Estofados, de Ubá.

Vale ressaltar que todos esses dados também constam no Caged, do Ministério do Trabalho, e se referem às contratações com carteira assinada, enquanto que os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Continua (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são obtidos por meio de pesquisa domiciliar, e abrangem também os setores informais da economia.