Abertura da FLICA reúne personalidades da cultura

A noite de ontem foi de muita alegria na Chácara Dona Catarina, onde aconteceu a abertura da 1ª edição Festa Literária de Cataguases (FLICA). Neste grande passo dado pela Secretaria de Cultura e Turismo em prol da literatura local, estiveram presentes na abertura do evento personalidades da cultura cataguasense. Autoridades políticas também estiveram presentes,a primeira-dama Gabriela Henriques, representando o prefeito José Henriques, com o filho do casal, Tarcísio Neto, a secretária de Administração, Emília Menta, o de Saúde, Vinícius Franzoni, além do artista de múltiplos talentos, vice-prefeito e secretário de Cultura, Marco Andrade, que conduziu o cerimonial do evento.

Marco Andrade comemorou a realização da primeira edição do evento. “A FLICA já é um sucesso. Nós conseguimos trazer uma curadoria muito competente para enriquecer o evento, também fizemos parceria com o Moisés Viriato, que trouxe algumas bandas do que já é uma antecipação do Cataguases Music Festival, que acontece em 2023. Para mim é motivo de muito orgulho, porque nós queremos fomentar a leitura e fazer com que as crianças e os jovens possam ver o mundo de narrativas diferentes para entender melhor o contexto no qual eles vivem para que essas pessoas possam se entender também. Uma fala muito bacana que nós ouvimos aqui e queremos reforçar: a palavra é nossa conexão”, disse.

Escritores convidados de outras localidades para participarem do evento Marilda Castanha (Belo Horizonte), Nélson Cruz (Belo Horizonte), Anielizabeth (Rio de Janeiro), Ruben Filho (Belo Horizonte), Eliza Moreno (Rio de Janeiro) e José Mauro Brant (Rio de Janeiro). Ao todo, 26 autores, incluindo de Cataguases, percorrem mais de 30 escolas da cidade durante a FLICA com o objetivo de incentivar a leitura entre os estudantes do município. A escritora Anna Claudia Ramos e a jornalista Verônica Lessa foram as curadoras do evento, que ajudaram a selecionar os autores presentes do evento, ao lado de Marco Andrade. Anna e Verônica possuem vasta experiência em curadoria literária, já tendo atuado juntas a FLIPINHA, Festa Literária Internacional de Parati Infanto-juvenil.

Coquetel com muita música e apresentação do Programa Nacional de Incentivo à Leitura em Cataguases (Proler) ajudaram a animar a noite histórica para a cidade. Confira a programação completa da FLICA de hoje até sábado:

Quinta 10/11
Encontro com autores nas escolas
Horário: 10h e 15h30
Escolas Municipais

Pegue, leve e leia.
Local: Chácara Dona Catarina

Lançamento de livro Saindo das Sombras” Rosemere Cipião

Roda de conversa, tema “Os desafios da palavra escrita de Cataguases”
Local: Centro Cultural Sicoob

Sexta 11/11
Encontro com autores nas escolas
Escolas Municipais

Roda de conversas com os autores
Horário: 10h, 14h e 16h

Local Centro Cultural Humberto Mauro
Espetáculo: “Missão Flicts”, de José Mauro Brant

Pegue, leve e leia.
Local: Chácara Dona Catarina

Cataguases Music Festival (Preview) show: “Stone Age” Horário: 19h30

Sábado 12/11
Espaço Geek
Local: Praça Rui Barbosa

Roda de Conversa
Tema: “Encontro da Ilustração com Universo Geek”
Local: Praça Rui Barbosa

Cataguases Music Festival (Preview) show: “Maria e Rodrigo” Horário: 17h

Cataguases Music Festival (Preview) show: “Hugo Schettino” Horário: 20h

Joaquim Branco lança seu 34º livro na abertura da FLICA

O escritor cataguasense Joaquim Branco lançou o livro Passagem para a Modernidade, sua 34ª produção literária. A obra aborda o Movimento Verde, que aconteceu em Cataguases na década de 1920 e é um ramo importante do Modernismo Nacional, analisando o que foi o esse acontecimento da passagem da cidade antiga para a cidade nova.

Joaquim elogiou a iniciativa e comentou sua participação. “É uma grande ação da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, a criação da FLICA, que dá a oportunidade ao público de conhecer muita coisa e também abre espaço para o aparecimento de novos autores. Eu espero que continue acontecendo todos os anos este evento que está tendo muito sucesso. É muito bom poder lançar o livro aqui, diante do público. Que o interesse pela leitura volte, porque nos últimos quatro anos nós tivemos um período terrível, anticultural, e agora Cataguases abre as portas para a nova cultura”, afirmou.

Confira outras fotos da Flica: