
A Prefeitura realizou a entrega do Prêmio Chico Peixoto na noite da última segunda-feira, dia 11, no Paço Municipal. O reconhecimento é uma forma de valorizar pessoas que, em suas áreas, mantêm vivo o compromisso com a cultura, a memória e o futuro de Cataguases. Um dos mais notáveis nomes da Cultura Brasileira, o prefeito de Ouro Preto e presidente da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, Ângelo Oswaldo, foi homenageado na categoria Cultura. Ângelo é escritor, curador de arte, jornalista, advogado e gestor público. Durante a solenidade, também foi entregue a ele, nascido em Belo Horizonte e filho de pai cataguasense, o título de Cidadão Honorário, concedido pela Câmara dos Vereadores.
Na categoria Literatura, o agraciado foi Fernando Moreira, nascido em Miraí e reconhecido como cidadão honorário de Cataguases em 2012. Formado em Administração, Contabilidade e história, Fernando reside em Cataguases desde 1960, quando tomou posse na agência do Banco do Brasil local. Autor de importantes obras que resgatam e eternizam a memória regional, publicou História do Hospital de Miraí (2008), Miraí: História Terra e Povo (2013), Cataguases: História dos Hospitais (2021) e prepara para este ano o lançamento de Cataguases: História, Terra e Povo.
O homenageado na categoria Arquitetura foi o Estúdio Trilho, fundado em 2015 e coordenado pelos arquitetos e urbanistas Filipe Quaresma e Marina Franzini. Felipe é arquiteto e urbanista formado pela UFJF, mestre pela UFV e atualmente doutorando pela mesma instituição, com pesquisa voltada às tecnologias digitais aplicadas ao patrimônio histórico modernista. Marina é arquiteta e urbanista formada pela UFJF, especialista em direito Urbanístico pela PUC/MG, e mestre pela UFV, com importante trabalho voltado à legislação urbanística de Cataguases. Além de se destacar pela atuação técnica, o Estúdio Trilho possui profundo envolvimento com a cidade, como no projeto em andamento do Pórtico Turístico do município, desenvolvimento em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.
