
O escritor e historiador paulista, radicado no Espírito Santo, Hélio Chagas esteve em Cataguases na última quinta-feira, dia 18, onde ministrou uma palestra no Tiro de Guerra sobre a trajetória do 2º Tenente Doutor Miguel Vieira Ferreira e do Coronel Rev. Dr. Israel Vieira Ferreira, pai e filho que marcaram a história do Brasil e deixaram importantes legados à sociedade. O encontro teve como objetivo resgatar e divulgar, junto à comunidade do Exército, as contribuições desses militares em diferentes áreas.
Durante a apresentação, Hélio Chagas destacou o feito científico de Dr. Israel, considerado um marco na saúde pública nacional. Em 1914, o cientista desenvolveu a Vacina Capecinim, com a qual curou mais de 600 pessoas infectadas pela varíola em seu primeiro teste. Entre os beneficiados estavam 29 moradores de Cataguases, que receberam as doses produzidas pelo próprio cientista, a pedido do então presidente da Câmara Municipal, Coronel João Duarte Ferreira.
Entre os pacientes curados na cidade havia inclusive um caso de varíola hemorrágica, todos com suas vidas preservadas graças à dedicação e ao gesto de abnegação do militar. A relevância desse episódio pode ser comprovada no acervo do Demphac (Departamento Municipal de Patrimônio Histórico e Artístico de Cataguases), onde consta registro na edição de 31 de outubro de 1915 do Jornal Cataguases, órgão oficial do município.
Além de sua atuação científica, Doutor Miguel Vieira Ferreira também se destacou em outras frentes: foi fundador da Igreja Evangélica Brasileira, republicano, abolicionista e pioneiro na educação feminina no Brasil. Esses feitos reforçam sua importância como figura multifacetada e de grande impacto social.
