Final do 2º Festival Conversa de Botequim tem 15 restaurantes participantes e supera 20.000 espectadores em mais de 30 horas de shows

O último fim de semana foi de muita alegria na região da Estação Ferroviária durante o encerramento do Festival Conversa de Botequim 2024, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, com o objetivo de fomentar o empreendedorismo local, fortalecer e desenvolver a economia criativa e os estabelecimentos gastronômicos e artistas da cidade. Segundo números da pasta, mais de 20.000 pessoas compareceram ao local durante os dois dias de festa, sendo 15.000 somente no sábado, quando aconteceu o show do sambista carioca Arlindinho Cruz. Ao todo foram 30 horas de apresentações musicais, sendo que 80% dos artistas participantes são de Cataguases.

Arlindinho apresentou um repertório variado contagiando a todos no sábado. E, no ápice do show, cantou no meio do povo, como acontece no Beco do Rato, na Lapa, no Rio de Janeiro. O artista manifestou empolgação com a cidade e disse ser “uma honra eu me apresentar aqui em Cataguases. Cheguei a conversar com representantes da Prefeitura, pessoas bacanas, que gostam de cultura, arte e samba. Fiquei ansioso para participar desse momento e botamos para quebrar levando muita música para o público”, disse o sambista.

Todos os 15 bares e restaurantes participantes estiveram concentrados no local do evento em funcionamento durante o período dos shows, com os preços dos pratos inscritos variando entre R$30 e R$40. A Panetteria da Pracinha foi bicampeã do Festival com o prato Trem Bão Demais da Conta. Em segundo lugar ficou o Santa Esquina, com Sem Careta. Na terceira posição ficou a Trattoria Mineira, que apresentou o Escondidinho com Massa de Mandioca e recheio de Costela Desfiada.

Os dois dias de apresentações e gastronomia aconteceram sem nenhuma ocorrência policial registrada no festa. Para que o evento fosse realizado com conforto e segurança para o público presente, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo teve o apoio de segurança privada com credenciamento na Polícia Federal, equipe de apoio, brigadistas e da Polícia Militar com reforço de dez cadetes vindos de Juiz de Fora.

Albert Tapasco é colombiano residente em Cataguases há 8 anos, trabalha como auxiliar de produção, e fez questão de comparecer pelo segundo ano consecutivo no Festival Conversa de Botequim 2024. “Eu gosto muito de participar desta festa. Vim no ano passado e acredito que este ano estava ainda melhor. As atrações musicais estão muito boas e o ambiente está muito seguro. Um excelente programa para eu fazer com a minha esposa”, afirmou.

Idealizadora do evento, a secretária de Cultura e Turismo, Rosângela Lima, fez um balanço positivo do Festival Conversa de Botequim 2024. “Primeiramente agradeço a todos que compareceram e fizeram, mais uma vez, com que o nosso evento ficasse lindo, sem nenhuma intercorrência. Foram dois dias de muita festa com grandes atrações musicais e forte presença dos bares e restaurantes da cidade. Tivemos um aumento de quase 100% nos estabelecimentos inscritos em relação ao último ano: saltamos de 8 para 15. Hoje nosso município está na rota do turismo de eventos e podem ter certeza que teremos mais neste ano”, prometeu.