Vera Lúcia Maciel
Alunos das escolas municipais, do 2º período da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, participarão, a convite do Centro de Educação Florescer, de um concurso com o tema “Como podemos ensinar os adultos a cuidar da natureza”, por meio de desenhos, pinturas, redações, poemas ou cartas. A iniciativa tem como objetivo colocar as crianças como protagonistas da educação ambiental entre gerações, promovendo o diálogo com os adultos e estimulando reflexões sobre o papel das novas gerações na transformação de comportamentos sociais
O concurso será dividido em duas categorias, de acordo com nível escolar. O 2º Período da Educação Infantil e 1º ao 2º Ano do Ensino Fundamental participarão na categoria Desenho ou Pintura; do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental, redação, poema ou carta. Segundo o regulamento, a comissão julgadora avaliará os trabalhos com base na criatividade e originalidade; clareza na comunicação da mensagem; coerência com o tema proposto; apresentação (organização, capricho e estética) e capacidade de engajamento e sensibilização dos adultos.
Serão premiados os três melhores trabalhos de cada categoria. O grupo composto pelo 2º Período da Educação Infantil e 1º ao 2º Ano do Ensino Fundamental será premiado com 1 tablete o primeiro lugar, 1 caixa de som o segundo colocado e o terceiro classificado levará um kit ecológico. Já o vencedor da categoria do 3º ao 5º ano levará 1 bicicleta, o segundo lugar um tablet e 3º lugar um kit ecológico.
O concurso também prevê outros reconhecimentos como medalhas e certificados para os 3 primeiros colocados de cada categoria; certificado de participação para todos os inscritos e publicação dos trabalhos nas redes e/ou exposições locais. Como ação simbólica, as redações premiadas serão transferidas para folhas de papel semente e no dia da premiação, serão simbolicamente “plantadas” em vasos por cada aluno vencedor e seu professor. Em um gesto de semear ideias e compromisso com o futuro sustentável.
A cerimônia de premiação acontecerá no próximo dia 17 de setembro, no Centro Cultural Humberto Mauro, entre 9h às 11h da manhã e de 14h às 16h da tarde.