Depois de cinco anos sem uma programação oficial, sendo que nos dois últimos anos esteve cancelado por conta da pandemia do Covid-19, Cataguases volta a sorrir e brincar com a retomada do Reinado de Momo, que acontece entre os dias 15 a 20 de fevereiro. Na agenda do Carnaval 2023, a festa começa ainda na véspera, na terça-feira, às 19 horas, na AABB Cataguases, com o Bloco da OAB – Concentra, mas não sai!, animado pelo grupo Batuque do Bom e a Bateria Turma do Rebenta, em evento com venda de ingressos.
A festa estará nas ruas a partir de quarta-feira, a partir das 19 horas, na Avenida Astolfo Dutra com o Bloco Pipoca, trazendo como atrações o DJ Pedro Condé, Tiago Borges, Janaina Gentil e Nayara Aleixo. Na quinta-feira, a partir das 19 horas, o tradicional Bloco do Remo não desfila, mas faz a sua festa em evento gratuito em sua quadra. Em seguida, às 23 horas, a Banda Exige o Tom promete animar os foliões na Avenida Astolfo Dutra.
O Bloco do Bar do Adilson, no Bar do Adilson, abre os festejos da noite de sexta-feira, a partir das 19 horas. Às 20 horas, ganha a Avenida Astolfo Dutra o Bloco Caricato Unidos Sem Preconceito e, na sequencia, os foliões do Bloco do Rebenta. No palco da Avenida Astolfo, a partir das 22 horas, o DJ Rodrigo Mendes deve inovar com um carnaval de variações rítmicas e contemporâneas para agradar todas as tribos. Em seguida, encerrando os festejos da sexta-feira, a alegria do ritmo e da dança estarão garantidos pela Banda Salamandra.
No sábado, dia 18, a festa começa pela velha guarda na Praça Rui Barbosa. Às 10 horas, os Baluartes do Samba voltam a se apresentar, resgantando marchinhas e sambas de enredo de antigos carnavais, unindo gerações de pierrôs e colombinas. Às 20h30, o Bloco Bacanaço, maior novidade dos últimos anos do carnaval cataguasense, volta a animar a Avenida Asltolfo Dutra, também com o mesmo propósito de resgate do espírito carnavalesco, relembrando marchas e sambas de enredo e promovendo reencontros confraternizantes de animados foliões.
No domingo, será a vez das crianças. Às 16 horas, tem matinê na Avenida Astolfo Dutra, com a performance do grupo Toca Teatro & Outras Coisas Artísticas. Com uma proposta lúdica, a ideia é combinar o festejo do carnaval com a magia circense, com o bloco temático “Carnval Circo e Fantasia”. Logo mais, às 19 horas, tem Thaylis Carneiro e Banda Samba Power no palco da Avenida e, às 21 horas, DJ Rodrigo Mendes volta a agitar a noite. Às 21h30 desfila o Bloco Vida do Morro, seguido pelo irreverente Bloco Pé na Cova.
O Carnaval 2023 em Cataguases tem também o propósito de valorizar os músicos e artistas locais, conforme informou o assessor municipal de Assuntos Especiais, Ricardo Mattos. “Tal valorização contribui tanto para a economia local, mantendo a receita no município, quanto para o ideal de se promover uma festa que resgate o espírito carnavalesco do cataguasense, com muito samba, blocos, marchinhas e até matinê para a criançada”, destaca Ricardo Mattos.