Prefeitura Municipal de Cataguases

Cataguases é reconhecida no Prêmio Nacional Cidades Tecnológicas

O projeto Formação da Juventude como Pilar da Inovação, da Prefeitura de Cataguases em parceria com o Sesi da cidade, foi reconhecido hoje, dia 28, na final do Prêmio Nacional Cidades Tecnológicas, no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, em Belo Horizonte. O Prêmio Nacional Cidades Tecnológicas reconhece e premia iniciativas de municípios brasileiros que utilizam tecnologia para aprimorar a gestão pública, promover inclusão digital, estimular o empreendedorismo, fomentar o desenvolvimento econômico e fortalecer a governança. A cerimônia aconteceu na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG).
Atenta às necessidades de preparar os jovens para o mercado de trabalho na era digital, o qual se caracteriza por rápidas mudanças impulsionadas pela tecnologia, com ênfase na automação, inteligência artificial e trabalho remoto, demandando adaptação constante e novas habilidades, a Prefeitura de Cataguases, em uma iniciativa visionária voltada à formação da juventude, estabeleceu uma parceria estratégica com a escola SESI Cataguases para oferecer bolsas de estudo integrais a estudantes da rede pública. 
A parceria envolve um conjunto de ações que visam desenvolver habilidades técnicas e socioemocionais, além de proporcionar experiências práticas para facilitar a transição para o mundo profissional. Este projeto, que alia inclusão social, inovação educacional e desenvolvimento tecnológico, tem se destacado como uma das mais promissoras práticas de gestão pública voltadas à juventude no Brasil. O programa de bolsas tem como objetivo principal democratizar o acesso à educação de excelência, promovendo a equidade de oportunidades e preparando os jovens para os desafios do século XXI. Através da parceria, dezenas de alunos egressos da escola pública passaram a ter acesso a uma estrutura pedagógica moderna, com foco em ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM), além de metodologias ativas de ensino.
Um dos grandes diferenciais do projeto é a integração dos alunos bolsistas às atividades de inovação promovidas pelo SESI, com destaque para o projeto Stem Racing, uma competição internacional que simula os desafios da Fórmula 1 no ambiente escolar. Foram selecionados para compor a equipe oficial da escola três alunos contemplados com as bolsas, isto é, 50% dos alunos da equipe, demonstrando não apenas engajamento, mas também alto desempenho técnico e criativo.
No Stem Racing os alunos atuam como verdadeiros empreendedores: formam equipes, criam marcas, buscam patrocínios, desenvolvem planos de negócios e constroem protótipos de carros utilizando softwares de modelagem 3D e impressoras de alta precisão. A competição vai além da velocidade: ela avalia inovação, trabalho em equipe, comunicação e impacto social.
A participação no projeto Stem Racing vem proporcionando aos estudantes experiências práticas em áreas como design, engenharia, marketing e trabalho em equipe. Essa vivência contribui significativamente para o desenvolvimento de competências socioemocionais, alinhadas às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Outro aspecto relevante é o impacto social do projeto. Muitos dos alunos beneficiados são oriundos de famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A oportunidade de estudar em uma instituição de referência como o SESI tem gerado um efeito multiplicador nas comunidades, inspirando outros jovens e fortalecendo o vínculo entre escola, família e sociedade.
Projetos como o SESI Choices, aplicado aos estudantes do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental estimula a autonomia, o protagonismo e o engajamento dos estudantes eu seu desenvolvimento acadêmico, é um exemplo do compromisso da instituição com uma educação integral e transformadora. A escola também se destaca por sua atuação em olimpíadas científicas e torneios de robótica, consolidando-se como referência em inovação educacional na região.
O Prêmio Nacional Cidades Tecnológicas é realizado pelo Sindicato da Indústria Digital de Minas Gerais (SINDINFOR), co-realizado pela Associação Mineira de Municípios, ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade e Sebrae. A iniciativa tem os apoios da Prefeitura de Belo Horizonte e PBHAtivos.
Ir para o conteúdo