Cataguases conquista Torneio Regional de Futsal InterCAPS 2024

Foi disputado hoje no Ginásio Poliesportivo Municipal Max Baer Lopes, no bairro Bela Vista, o 4º Torneio InterCAPS. A competição reuniu atletas assistidos pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Cataguases, Miraí, Astolfo Dutra, Muriaé e Rio Pomba. No fim, a equipe do CAPS de Cataguases se sagrou campeã da competição, após vencer Muriaé na final por quatro a um, o que fez com que a cidade conquistasse seu quarto título consecutivo. O triunfo da anfitriã não parou por aí. José Antônio Pereira, atleta da equipe campeã foi o artilheiro do Torneio com três gols.

Servidor público municipal, auxiliar de serviços gerais lotado no Poliesportivo, Diego Maciel, 37 anos, é morador do bairro São Marcos e paciente do CAPS AD. Ele fez parte dos grupos que conquistaram as competições no último ano e a edição atual. Diego falou sobre a importância do torneio. “Eu gosto muito de jogar futsal. E pra mim, que trabalho cuidando do ginásio para as pessoas jogarem. Então, você imagina a emoção que é atuar aqui, é motivo de muito orgulho. Muitas vezes somos vistos à margem da sociedade. Então o Torneio de Futsal é uma forma de nos valorizar, fazer com que façamos amizades e sejamos vistos”, disse.

Para participar da competição, os atletas foram recebidos às 9 horas da manhã com uma mesa farta de café da manhã, o que facilitou a integração dos participantes. Além disso, no espaço foi oferecida pipoca a todos e sorteio de brindes. A campeã, Cataguases, e a vice, Muriaé, receberam troféus e os atletas medalhas. A competição tem sido realizada em junho, pois dia 26 do mês, é a data Mundial de Combate às Drogas. Segundo o Relatório Mundial sobre Drogas 2021 dados, divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2020 cerca de 275 milhões de pessoas usaram drogas no mundo, enquanto mais de 36 milhões sofreram de transtornos associados ao uso das mesmas.

A organizadora do torneio, a coordenadora do CAPS AD Cataguases, Juliana Veggi falou sobre a importância da competição. “Nós ficamos felizes pelos outros CAPS da nossa região entenderem e aderirem ao 4º Torneio InterCAPS e entendê-lo como política de integração social e de socialização das pessoas assistidas. Demos nosso melhor para recebermos os participantes e os espectadores da melhor maneira possível e tenho certeza que todos voltam para casa satisfeitos. O fato desta edição ser a quarta seguida, mostra que estamos no caminho certo, em busca de levar o esporte às pessoas que querem praticá-lo”, afirmou.