Torneio Virtual de Embaixadinhas promove prática lúdica e desafiadora do esporte na pandemia

Por meio da Secretaria de Esportes, a Prefeitura divulgou na última quarta-feira, dia 11, o resultado do 2º Torneio de Futebol Freestyle – edição 2021 – desafio de embaixadinhas. Foram 74 inscritos, distribuídos em sete categorias: masculino sub-7, sub-10, sub-13, sub-17, de 18 a 49 anos, acima de 50 anos e feminino livre. Para participar do torneio, os competidores deveriam enviar seus vídeos de no máximo 60 segundos contendo a apresentação, respeitando as regras de proteção contra o Novo Coronavírus, tendo como critério de avaliação o grau de dificuldade, a desenvoltura e a plasticidade dentro do tempo estipulado.

Os campeões de cada categoria foram Henry Otoni Alagia (sub-7),de Cataguases; Roger dos Santos Avelar (Sub-10), de Cataguases; Robert Miguel Almeida da Silva (sub-13), de Belo Horizonte; Mateus Gonçalves dos Santos (sub-17), de Cataguases; Saulo Rezende Garcia Matos (de 18 a 49 anos), de Santo Antônio do Aventureiro; Getúlio Silva (acima de 50 anos), de Cataguases; e Jaíne Eloá Garonci de Barros (feminino livre), de Santana de Cataguases. A lista completa dos inscritos, o regulamento e a classificação estão disponíveis no site da Prefeitura, em <www.cataguases.mg.gov.br>.

O coordenador de Esportes, Daniel Maciel, o Café, avaliou positivamente a realização da competição. “Uma das nossas preocupações foi a pontuação com a organização dos eventos esportivos, que valem para a arrecadação do ICMS Esportivo e, por conta da pandemia, estamos tendo que usar a criatividade.

JIMI abre inscrições para edição virtual

Nesta segunda-feira, dia 17, começam as inscrições para a edição virtual dos Jogos do Interior do Minas – JIMI 2021. A iniciativa é da Sedese (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social), por meio da Subesp (Subscretaria de Esportes). O período de inscrições dos atletas termina no dia 7 de junho.

A competição é voltada para os desportistas mineiros com idade a partir de 16 anos. Futebol, futsal, handebol, basquete e vôlei estão entre as principais modalidades do evento. Para se cadastrar, basta acessar os regulamentos geral e específico dos desafios propostos para cada modalidade, disponíveis nos links do site do JIMI.

Aos participantes serão conferidas certificações digitais e os três primeiros colocados serão premiados com medalhas que serão encaminhadas para o domicílio dos campeões. Além disso, os classificados nesta etapa microrregional seguirão para a disputa estadual, em data a ser definida.

O evento deste ano tem também uma proposta humanitária. Durante o JIMI Virtual, será realizada a Campanha Solidariedade, em parceria com o Hemominas e a Secretaria de Estado de Saúde (Ses). O objetivo é arrecadar doações de sangue para a Fundação, em todas as regiões do estado.

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Esportes (tel.:3429 2582) ou no site www.social.mg.gov.br .

Atividades aquáticas já estão movimentando a Praça de Esportes

As aulas de hidroginástica e natação da Praça de Esportes já estão acontecendo a todo o vapor. Desde o início de fevereiro, a professora Cláudia Rocha vem ministrando semanalmente aulas para três turmas de hidroginástica e uma turma de natação. Segundo ela, as mesmas são reduzidas, tendo cada uma no máximo sete alunos, para atender o estado de emergência em saúde pública decorrente da pandemia do Novo Coronavírus, com todas as restrições e distanciamentos necessários.

A professora lembrou que outras turmas poderão ser formadas a partir de novos cadastramentos. Para se candidatar a uma vaga, o interessado deve comparecer ao local ou ligar para o número 3429-2582 para maiores informações. “Não estamos com matrículas abertas, mesmo porque estamos diante de uma situação grave em saúde que merece todo o nosso cuidado. Mas
à medida que pessoas forem se cadastrando, será possível montar novas turmas em dias e horários diferentes, sempre respeitando o limite de quantidade alunos”, explicou Cláudia, lembrando que as aulas de natação e hidroginástica na Praça de Esportes são gratuitas e podem ser praticadas por pessoas até os 60 anos de idade.

As atividades aquáticas são consideradas dos mais completos exercícios físicos. Uma das grandes vantagens de praticar atividades na água é, acima de tudo, a redução de todo e qualquer tipo de impacto, o que protege as articulações contra lesões. A pressão da água durante a atividade física também exerce um papel importante na circulação sanguínea e favorece a drenagem linfática, e entre os benefícios para quem adere à prática esportiva na água estão o aumento da resistência física, melhora da capacidade cardiopulmonar e da coordenação motora. Além disso, no aspecto psicológico esses exercícios proporcionam a elevação da autoestima e o alívio dos níveis de estresse, e no âmbito social, favorecem as relações interpessoais e o interesse em compartilhar experiências. Por tudo isso, já valeria a pena praticar esportes na água e, em tempos difíceis como os atuais, podem ser verdadeiras válvulas de escape.