Iº Encontro de Transição Agroecológica reúne produtores em Cataguarino

A Prefeitura de Cataguases e Emater realizaram nesta terça-feira, dia 30, o Iº Encontro de Transição Agroecológica, na sede da associação de produtores de leite do distrito de Cataguarino. Estiveram presentes o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Rogério Farage,  a coordenadora de Agricultura Thamyres Assis, produtores rurais, técnicos extensionistas da Emater e representante da Companhia Industrial Cataguases, empresa apoiadora do evento.

Uma palestra foi proferida por Fernando Tinoco, coordenador Estadual de Agroecologia da Emater/MG, com o tema “Agroecologia e Agricultura Orgânica, conceitos, práticas e técnicas agroecológica”. Logo após as explanações sobre conceitos, demonstração de casos de sucesso com o modelo agroecológico aplicado no campo, além da troca de experiências entre os participantes, os produtores participaram de oficinas práticas que demonstraram a forma de preparo de caldas naturais para controle de insetos e doenças, de biofertilizantes e de compostos orgânicos.

De acordo como secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente Rogério Farage, o objetivo do Encontro em promover o modelo agroecológico na agricultura foi alcançado. “Foi uma ótima oportunidade para que os produtores ampliassem seus conhecimentos sobre o trabalho baseado na agroecologia e seus benefícios diretos na produção e na preservação ambiental”, disse ele.

No dia anterior ao Iº Encontro de Transição Agroecológica, que também contou com apoio do Banco do Brasil, o coordenador estadual de agroecologia Fernando Tinoco visitou pela manhã uma propriedade no distrito de Sereno e outra em Cataguarino. Ambas já possuem uma produção com bases agroecológicas, durante as oficinas práticas realizadas no Encontro seus proprietários aprimoraram as técnicas de manejo.