Médico urologista Walter Ritti realiza palestra para servidores do almoxarifado

O médico urologista Walter Ritti realizou na manhã da última quarta-feira, dia 17, uma palestra para os servidores com lotação no almoxarifado sobre a Saúde do Homem, que teve como principal assunto a prevenção ao câncer de próstata. O local foi escolhido por conta dos trabalhadores que lá atuam serem em sua ampla maioria do sexo masculino e estarem na faixa-etária em que os exames PSA e de toque retal são recomendados. A iniciativa está inserida no Programa de Ações da Prefeitura em torno Novembro Azul.

O servidor público municipal Luiz Hideraldo Gonçalves participou da palestra e afirmou que mudou seu pensamento sobre os exames de prevenção. “Eu gostei muito da palestra que foi ministrada. Eu tenho receio de fazer o exame de próstata, mas a palestra do dr. Walter Ritti me encorajou a fazer os procedimentos, pois depois pode ser pior. É um exame que, como aprendi aqui, é simples, não tem nada demais e contribui para a minha saúde”, comentou.

O prefeito José Henriques explicou que incluir os servidores no Programa do Novembro Azul reflete a preocupação da administração em evitar que o câncer de próstata atinja os profissionais. “Em um momento que os números da doença têm crescido muito em Cataguases, é importante que nossa gestão defira ao servidor municipal o cuidado e a importância que ele merece. Essa palestra do dr. Walter Ritti, tem principalmente o objetivo de chamar a atenção do homem, romper com o preconceito e conscientizar para que ele  faça seus exames regularmente. Infelizmente, nós temos um caso de servidor com câncer, que me causa preocupação e eu não quero passar por isso com outros companheiros de trabalho”, disse.

O urologista Walter Ritti falou sobre a importância das palestras de conscientização sobre a Saúde do Homem. “A gente foca na nossa palestra não apenas no câncer de próstata, mas sim na saúde masculina. Sobre o câncer, o mais comum no homem é o de próstata e também é o segundo tipo que causa mais morte entre os homens. O homem deve fazer o exame de próstata a partir dos 45 anos e, aqueles que possuem histórico familiar com a doença ou são da etnia negra, devem começar aos 40. Os exames se baseiam no toque retal e no PSA e os dois são importantes”, afirmou.

Walter Ritti conclui, dando dicas que podem ajudar a evitar a doença. “Para diminuir o risco de contrair o câncer de próstata é fundamental ter uma boa alimentação, rica em verduras e frutas, especialmente as vermelhas, manter o controle do colesterol e dos triglicérides , combater a obesidade, tomar sol para estimular a vitamina D e fazer atividades físicas”, completou.

Os homens interessados em marcar os exames de prevenção ao câncer de próstata pelo SUS devem procurar o posto de saúde mais próximo de sua residência. Em caso de dúvida, a orientação é entrar em contato com a Secretaria de Saúde, por meio do telefone 3429-2600.