Prefeitura Municipal de Cataguases

Cataguases celebra avanço e renovação de Arranjos Produtivos Locais reconhecidos pelo Governo de Minas

Na manhã desta terça-feira, dia 27, Cataguases sediou a entrega e renovação de certificados de Arranjos Produtivos Locais (APLs) reconhecidos pelo Governo de Minas Gerais. A solenidade, realizada no salão nobre do Paço Municipal, contou com a presença do subsecretário de Liberdade Econômica do Estado, Marco Antônio Gaspar, da vice-prefeita Carol Damasceno e do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Gestão Institucional, Ricardo Mattos, além de empresários e representantes dos polos produtivos.

O evento teve como objetivo reconhecer o desempenho dos APLs, que são avaliados periodicamente pelo Estado a partir de uma metodologia de pontuação e níveis de maturidade. À medida que cumprem metas e ampliam sua organização, integração e resultados, os polos avançam em sua gradação.

Avanço do Polo Eletro Metalmecânico

Durante a cerimônia, o Polo Eletro Metalmecânico foi premiado pelo aumento de sua pontuação, reflexo do cumprimento de metas e do fortalecimento da atuação conjunta das empresas participantes.

Representando o polo, o empresário Paulo Henrique Silva Lopes, da empresa Mais Soluções, destacou que o APL, atualmente formado por 12 empresas de Cataguases, já começa a colher os frutos dessa integração.

“Estamos mais antenados com as coisas que acontecem no Estado. Saímos da esfera do município e passamos a participar de uma rede de informações e oportunidades. Às vezes, uma oportunidade não serve para uma empresa, mas serve para outra do grupo, e essa informação circula com muita rapidez. Isso nos permite atender melhor o cliente e ser mais competitivos no mercado”, explicou Paulo Henrique.

Renovação dos certificados dos polos Audiovisual e de Embalagens

Além do reconhecimento ao Polo Eletro Metalmecânico, o evento marcou a renovação dos certificados do Polo Audiovisual da Zona da Mata e do Polo de Embalagens e Reciclagem de Plástico da Zona da Mata.

O empresário Tita Lima, da Equiplastic, representante do Polo de Embalagens, ressaltou os ganhos práticos do arranjo produtivo.

“Já tínhamos uma parceria, mas com o APL estreitamos ainda mais os laços. Reduzimos custos com a compra conjunta de matéria-prima, passamos a comprar mais e melhor, participamos juntos da FINC e de outras feiras. Isso fortalece todo o setor”, afirmou ele.

Pioneirismo do Polo Audiovisual da Zona da Mata

Gestor do Polo Audiovisual da Zona da Mata, o produtor cultural Cesar Piva destacou o caráter simbólico da renovação do certificado, que representa um momento de celebração do pioneirismo e das conquistas do setor.

“Essa é uma celebração para a gente, para atualizar essa certificação. O Polo Audiovisual foi o primeiro APL do audiovisual do interior do Brasil, certificado pelo governo federal em 2013 e pelo Governo de Minas em 2018. Hoje, ele reúne 142 municípios da Zona da Mata”, destacou.

Segundo Piva, o reconhecimento como APL é fundamental para ampliar o acesso a políticas públicas e financiamentos.

“Isso possibilita aos participantes acessar políticas públicas e linhas de financiamento, como do Banco do Estado, bancos de desenvolvimento e da Agência Nacional do Cinema (Ancine). Somos o primeiro APL do audiovisual de Minas Gerais e o primeiro do Brasil, o que é muito importante para o audiovisual mineiro e brasileiro”, completou Piva.

Desenvolvimento regional e acesso a oportunidades

Os Arranjos Produtivos Locais são instrumentos estratégicos para o desenvolvimento regional, pois promovem cooperação entre empresas, inovação, ganho de competitividade, redução de custos e acesso facilitado a políticas públicas e linhas de crédito.

Com o avanço e a renovação dos certificados, Cataguases reafirma seu protagonismo regional, fortalecendo setores estratégicos da economia local e ampliando as oportunidades de crescimento sustentável para empresas, trabalhadores e para o município como um todo.

Deixe uma resposta

Acessar o conteúdo