Evento na Policlínica reúne diversas ações dentro do Outubro Rosa

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na manhã da última quarta-feira, dia 20, diversas ações voltadas principalmente para o público feminino na Policlínica Municipal Doutor José Juber Ribeiro. O local recebeu palestras multiprofissionais voltadas para a saúde, com orientações sobre a prevenção ao Câncer de Mama, tratamento e cuidados pós-mastectomia. As mulheres que estiveram presentes puderam fazer o agendamento dos exames preventivo e mamografia pelo SUS. Também foram oferecidas ao público aula de alongamento e acupuntura auricular. A iniciativa fez parte do “Se Toca Mulher”, que reúne um programa de ações da Prefeitura dentro do Outubro Rosa.

O prefeito José Henriques esteve no local acompanhando o evento. “Nossa administração já vem fortalecendo a Saúde da Mulher, inclusive com projetos e mutirões, como aconteceu no mês passado quando realizamos uma grande quantidade de preventivos com a dra. Maria Ângela Girardi. É importante que a prevenção às doenças aconteça não apenas no mês de outubro, mas que a mulher se apresente ao Centro de Atenção à Mulher, na Policlínica, ou nos postos de saúde e faça seus exames periodicamente. Quanto antes for detectada uma eventual doença, mais fácil e célere é o tratamento”, disse.

A salgadeira Hilda Ferreira, 57 anos, participou das atividades e valorizou a iniciativa. “É muito importante para todos nós, incluindo as nossas famílias. Palestras como as que foram oferecidas aqui sempre contribuem para que os presentes adquiram maior conhecimento sobre o assunto, independente do grau de instrução. Eu gostei muito das orientações passadas, pois os profissionais são muito qualificados e transmitem bem as informações”, afirmou.

Ministraram as palestras multiprofissionais as psicólogas Thaís Rodrigues, Flavia Valverde, Gabriella Moraes e Gilmara Oliveira; a assistente social, Cristiane Campbel; as enfermeiras Maria Angélica Lacerda e Rosemeire Magalhães; a psicopedagoga Regina Lacerda; e a fisioterapeuta Hellen Moniz. A mulher interessada em agendar o exame de mamografia pelo SUS deve se dirigir até à Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência e solicitar a marcação.