
Na manhã deste domingo, Sete de Setembro, Cataguases celebrou os 203 anos da Independência do Brasil e os 148 anos de sua Emancipação Política e Administrativa com a tradicional Hora Cívica diante do Paço Municipal para um grande público ali presente. O evento reuniu autoridades militares, vereadores, secretários municipais, estudantes, servidores públicos e representantes da sociedade civil.
A solenidade foi aberta com a execução do Hino Nacional e o hasteamento das bandeiras: do Município, pelo prefeito José Henriques; do Brasil, pelo chefe de instrução do Tiro de Guerra, subtenente Ricardo Oliveira; e de Minas Gerais, pela secretária municipal de Educação, Marilda Matias. Em seguida, o coral Cantos e Encantos, acompanhado pela Banda de Música Maestro Rogério Teixeira, entoou o Hino a Cataguases. Na sequência, o prefeito José Henriques passou em revista à tropa do Tiro de Guerra, ato que antecedeu os pronunciamentos.
O deputado federal Newton Cardoso Junior, orador oficial, destacou em seu discurso os valores democráticos e culturais de Cataguases, lembrando sua relevância no movimento modernista com a histórica Revista Verde. Ele ressaltou ainda o compromisso em apoiar projetos que fortaleçam a economia e a identidade criativa do município, além de agradecer a concessão do título de cidadão honorário cataguasense pela Câmara Municipal.
Em seu pronunciamento, o prefeito José Henriques reforçou a importância da data, saudou autoridades e o povo cataguasense, e ressaltou o empenho de sua gestão em áreas como saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento social. “Há muito a se enfrentar, muitos desafios, mas é com nossa capacidade de nos reinventar que estamos vencendo”, afirmou.
O ato contou com a participação da intérprete de Libras, Luysa de Carvalho Almeida, garantindo acessibilidade a todos, e foi conduzido pelo mestre de cerimônia Geraldo Magela.
Entre as presenças estavam a vice-prefeita Carol Damasceno; a primeira-dama Gabriela Henriques; o presidente da Câmara Municipal, vereador Vinícius Machado, o comandante da 146ª Companhia de Polícia Militar, capitão Ademir Corrêa; o sargento Kleiton de Castro (Corpo de Bombeiros); o 2º subtenente Elias Ribeiro Mendes (Polícia Militar do Meio Ambiente); a representante da Superintendência Regional de Ensino, Daniela Ferreira de Souza.
Encerrada a solenidade nas escadarias do Paço, teve início o tradicional Desfile Cívico marcado pela participação das escolas, instituições e corporações que celebraram a Independência do Brasil e o Aniversário de Cataguases diante de um público expressivo na Avenida Astolfo Dutra.





