Lixo é Luxo – SAMA conclui projeto de valorização de resíduos sólidos urbanos

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente – SAMA, com apoio das Secretarias de Serviços Urbanos e Desenvolvimento Social, finalizaram esta semana o Projeto para a valoração dos resíduos sólidos urbanos – RSU- gerados no Município de Cataguases.
Sob o slogan LIXO É LUXO, o projeto resulta em um programa sistematizado e eficaz, envolvendo todos os agentes da cadeia do “lixo”, objetivando a redução do descarte de resíduos e a geração de receita com a sua comercialização.
O programa prevê a instalação de pontos de entrega voluntários (eco pontos) junto aos bairros do município assim como o cadastramento e capacitação de agentes ambientais voluntários, junto aos bairros, trazendo pertencimento à população sobre a importância da correta separação destes resíduos. Desta forma, além da melhoria ambiental e de saúde pública, o projeto resultará no incremento das receitas com a venda dos recicláveis, com impactos direto sobre a melhoria da qualidade de vida dos agentes ambientais que trabalham com a coleta e separação de resíduos no Município, sejam vinculados às associações (ASCATAG E ASCARGECAT) ou autônomos. A implantação e manutenção do projeto preveem recursos oriundos do Fundo Municipal de Saneamento Básico e de Parcerias Público Privadas – PPP.
O Projeto, incluindo seu Plano de Ação 2022/2023, assim como os demais Programas elaborados pela SAMA para nortear as ações de Políticas Públicas em meio ambiente e agricultura da Prefeitura de Cataguases, estarão disponíveis na página da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente – SAMA, no site da Prefeitura de Cataguases, até o final do mês de Novembro.