
O secretário de Cultura e Turismo do Governo de Minas Gerais, também arquiteto, filósofo, gestor público e professor, Leônidas de Oliveira, que realizou a palestra “Verde que te quero ver-te” no Centro Cultural Humberto Mauro na manhã de ontem, dia 13. A apresentação abordou do modernismo dos poetas Verdes aos traços de Niemeyer, destacando, também, Cataguases como cenário e paisagem. Esse foi o segundo e último dia do II Encontro da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, que acontece dentro do Festival Modernista. Na noite anterior, dia 12, Leônidas já havia lançado na cidade seu livro “Arte, Cultura e Fé” no Hotel Cataguases.
Durante três dias, a cidade recebeu autoridades do estado. Representantes de 42 municípios participam do evento que tem como objetivo qualificar gestores, compartilhar experiências, buscar novas oportunidades e perspectivas para os destinos turísticos aos quais representam. O encontro está inserido na programação do Agosto Moderno de Cataguases, que faz parte do Festival Modernista. Com a programação iniciada na segunda-feira, dia 11, foram três dias de palestras ministradas por gestores públicas de diferentes regiões de Minas Gerais, rodas de conversa, assinatura dos convênios da Mantiqueira, posse da Diretoria Executiva, na qual Cataguases possui uma cadeira, e dos conselhos Consultivo e Fiscal da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais (ACHMG).
Leônidas comentou a escolha de Cataguases para sediar o II Encontro Regional da Associação das Cidades históricas de Minas Gerais. “O encontro acontecer aqui é extremamente educativo para todos nós da ACHMG e todo o estado. A grandeza do que Cataguases oferece como exemplo do que a vanguarda é uma das principais ações ou acontecimentos que levam o mundo a diante e esta cidade está na frente. O movimento desses encontros precisa se expandir ainda mais para outros territórios de Minas Gerais para conhecer a grandeza do que aqui se fez e faz”, afirmou.

Com eventos trimestrais e itinerantes, a associação busca descentralizar e interiorizar as ações, aproximando-se das gestões municipais em todo o Estado e trazer às cidades históricas novas perspectivas e tendências globais para o desenvolvimento do turismo local e regional, além de compartilhar projetos, experiências e novas lideranças. Você pode acessar toda a programação do Festival Modernista por meio do aplicativo Cataguases Mais, disponível nas lojas de aplicativo.