Obras de contenção de encostas avançam nos bairros Paraíso e Pouso Alegre

Seguem avançando as obras de contenção de encostas em áreas de risco na cidade. Depois do início dos trabalhos, há duas semanas, pela Rua São José, no bairro Pouso Alegre, desde segunda-feira, dia 27, está também em andamento a construção de um muro de arrimo na Rua Pedro Comello, no bairro Paraíso. Neste local, o muro está sendo erguido em gabião, que é uma estrutura formada por pedras soltas envoltas por telas de arames, medindo três metros de altura e 20 metros de comprimento.


Enquanto isso, na manhã de hoje, chegaram os primeiros carregamentos de blocos em concreto armado para a execução do muro. No momento atual da obra, está sendo feita ainda a sondagem do barranco, com várias perfurações medindo sete metros de profundidade, onde serão colocadas as ferragens para dar sustentação ao muro de concreto que vai alcançar seis metros de altura e quarenta metros de extensão.


Ainda no Pouso Alegre, concluída essa etapa, será feito ainda um plantio verticalizado de gramas para dar mais estabilidade ao solo. “Além do muro, será feito todo um trabalho de drenagem, como a construção de uma rede de captação, porque de nada adiantaria o muro sem as aberturas de novas alternativas para a vazão das águas das chuvas”, explicou a engenheira civil Aline Fialho Rubim, do consórcio Sinarco/Companhia da Obra, das empresas responsáveis pela execução desse conjunto de obras.


Viabilizadas com recursos federais, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), essas intervenções foram demandadas pela Defesa Civil de Cataguases e demais técnicos da prefeitura, que fizeram um mapeamento de diversas áreas de risco no município. As obras serão também realizadas nos bairros São Vicente, Bela Vista, São Pedro, Santa Clara, Centenário e Bom Postar. Todas essas obras tem em comum o objetivo de melhorar a infraestrutura urbana e, principalmente, eliminar as atuais condições de risco para as vidas e patrimônios de famílias que tem moradias nessas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *