Campanha Nacional de enfrentamento à violência, ao abuso e à exploração de crianças e adolescentes é realizada em Cataguases

Texto: Bernardo Chaia.

O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, realizaram na manhã de hoje, dia 17, da campanha nacional de enfrentamento à violência, ao abuso e à exploração de crianças e adolescentes. Várias ações de conscientização dentro do assunto foram realizadas, envolvendo servidores públicos e participantes de projetos ligados ao Poder Executivo Municipal, como blitz educativa, apresentações e exposição de artesanato.

Uma das organizadoras do evento, a psicóloga, servidora pública municipal do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) e presidente do CMDCA, Prisciliana Passos, avaliou positivamente a ação. “Foi uma manhã linda, com envolvimento de muitas pessoas. Nós, da Secretaria de Desenvolvimento Social e do Conselho, sofremos muito enquanto profissionais e cidadãos com situações de abuso e violência infantojuvenil. Pedimos a todos que sofrerem ou que souberem de casos como esses que denuncie imediatamente. A denúncia pode ser feita de forma anônima pelo telefone 100 ou WhatsApp 61 99656-5008”, disse. O Disque 100 funciona 24 horas por dia. As denúncias também podem ser encaminhadas pelo 190, da Polícia Militar, ou 3421-3133, do CREAS, que também atende no WhatsApp 985073301.

Amanhã, dia 18, é Dia da Luta Antimanicomial. Por isso a Secretaria de Saúde, por meio dos CAPS AD e CAPS I, também esteve presente no evento onde realizou várias ações de conscientização sobre o assunto, como por exemplo, a panfletagem com participação dos assistidos. Ao longo da semana, outras atividades foram realizadas. Outros setores da Prefeitura e empresas participaram da ação.